Como desfraldar seu bebê, 5 dicas para o sucesso !!

O desfralde é um marco no desenvolvimento da criança, é como se ela mostrasse que agora é quase independente, já consegue cumprir com suas necessidades fisiológicas quase que sem ajuda de ninguém, e por isso é tão importante que seja sutil e sem traumas, caso contrário pode trazer muita insegurança e retrair a personalidade da criança!

Resolvi escrever esse post pois eu mesma tive muitas dúvidas e ansiedades em relação a este processo, quem ainda não sabe eu tenho um bebê que está atualmente com 2 anos e 5 meses, confesso que pesquisei em artigos, google e quase comprei um livro que teoricamente me ensinaria a tirar a fralda em apenas 3 dias !!!

Tudo bobagem !

Quando o momento certo chegou vi que não era tão difícil e nem uma questão para se estudar nos livros antes hehe

Porém vou escrever para vocês, pois sei como é difícil achar informações realmente relevantes e confiáveis sobre esse assunto e assim como eu muitas mamães de primeira viagem têm dúvidas !!

Passo 1:

Não tente tirar a fralda do seu filho antes dos 2 anos, a menos que ele mostre claros sinais de que está pronto, pois é a partir dessa idade que ele começa a ter controle dos esfíncteres, antes disso a grande maioria das crianças não é capaz de segurar o xixi e por essa razão você terá muitos “acidentes” xixi na roupa e pela casa!! Não é algo natural da criança controlar os esfíncteres antes dos 2 anos, por isso não force a barra !! Mas o que você pode sim fazer é ir acostumando seu filho ou filha que nós utilizamos o banheiro para fazer as necessidades, como fazer isso? ele verá vocês indo ao banheiro, fale as vezes ” nossa a mamãe precisa fazer xixi, vou ao banheiro !” Isso já vai criando a consciência neles de que ali é o local ideal para ir nesse momento, mesmo que ele ainda não tenha controle, já terá a informação !

Passo 2 :

Você não vai ter um alarme soando no aniversário de 2 anos dizendo que agora pode jogar todas as fraldas fora que ele irá até o peniquinho ! Fique calma e apenas observe, o momento certo é aquele em que você começa a ver que a criança percebe que tem vontade de fazer xixi ou côco, alguns se escondem, outros avisam que já fizeram, alguns que já falam melhor até chegam a pedir para trocar a fralda, isso é um sinal de que eles já não ficam mais confortáveis fazendo as necessidades na fraldinha.

Essa é a sua vez de entrar em ação !!

Escolha agora o equipamento adequado, não precisa ser o penico voador que toca música e dança para seu filho, mas tem que ser algo seguro e confortável que ele consiga sentar e levantar sozinho. Fora isso, é a hora de comprar um monteeeeee de cuequinhas ou calcinhas, acidentes poderão acontecer e você talvez passe o dia todo trocando !

desfralde

Passo 3:

Comece aos poucos, uma coisa que deu certo comigo foi todos os dias pela mahã eu tirava a fralda e perguntava se ele queria fazer xixi colocando no peniquinho, ele fazia porque estava com vontade, e depois eu colocava a fralda normal. Fiz isso por 1 semana!!

Passo 4:

Na semana seguinte escolhi a sexta-feira para começar, eu não tinha mais fraldas em casa e isso foi uma razão a mais. hehe

Lembre-se que se ele ficar parte do dia com outras pessoas, essas deverão seguir a mesma estratégia que você, caso contrário tudo será perdido, portanto avise todo mundo, papai, vovó, babá, titia, professoras,…!

Cheguei de manhã para o meu bebê que estava com 2 anos e 4 meses e disse:

” B hoje não temos mais fraldinha, vamos fazer xixi no peniquinho ta bom? “

A primeira reação foi negativa, ele disse que era chato e não queria fazer xixi no peniquinho, mas eu me mantive firme e coloquei apenas uma cuequinha nele, sem calça para facilitar !! Durante o restante do dia eu fiquei perguntando a cada 30 min se ele queria fazer xixi, sempre me respondendo que não, até o momento que fez na cuequinha! Ele veio correndo me avisar e estava incomodado, pediu para trocar. Ótimo, a partir desse momento ele iria prestar mais atenção.

O próximo xixi foi no penico e sem a minha ajuda, ele foi sozinho e sentou lá, sem tirar a cuequinha, mas o importante é que ele tinha entendido o mecanismo da coisa ! O mais importante de tudo, nessa hora eu me mostrei super feliz, fiz uma festa para ele e disse que a mamãe estava muito feliz que ele tinha usado o peniquinho !!! Ele se sentiu mais importante por aquilo e desse momento em diante ele vinha pedir todo orgulhoso quando queria fazer xixi e NUNCA mais fez nas calças !

É claro que na primeira semana precisamos ficar atentas aos sinais e perguntar sempre se eles querem ir ao banheiro, tanto para o número 1 quanto para o número 2, pois a partir desse momento ele não tem mais fralda para nenhum dos dois !

Já a partir dos 3 dia ele irá te pedir todas as vezes, mas por segurança continue perguntando ! E continue elogiando todas as vezes !

Dica importante: NUNCA, JAMAIS apresse a criança para fazer terminar logo o que ela estiver fazendo, isso poderá causar um bloqueio e dificultar ou até reverter as evoluções ! E NUNCA, JAMAIS deixe seu filho cair dentro do vaso sanitário, isso fará com que ele tenha medo de ir ao banheiro e pode atrasar todo o processo, utilize o equipamento adequado para bebês !

Passo 5:

desfralde-passo-passo-08

Desfralde noturno, na primeira semana eu mantive a fraldinha da noite, mas levava para fazer xixi antes de deitar e assim que acordava.

Quando senti que ele estava seguro e firme durante o dia avisei que essa noite não teria fralda e que se ele fizesse xixi iria molhar tudo ! As 4 hs da manhã acordei e levei ele fazer xixi e coloquei de volta na cama, nas noites seguintes apenas se ele acordava eu levava ao banheiro, e nunca tivemos um acidente noturno !!

Observação importante, meu filho é menino, e por isso eu achei um pouco difícil ensinar ele a fazer xixi e controlar a torneirinha, mas definitivamente primeiro ensine sentado e quando ele for maiorzinho o pai se encarrega de ensinar em pé hehehe

Aí você me pergunta…..  “Mas assim tão simples e fácil?!!!!”

Sim, assim simples e fácil, como andar, controlar os esfíncteres é natural do ser humano e irá acontecer cedo ou tarde, só não podemos fazer disso um “big deal” e nem criar traumas na criança!

Tenha paciência, tenha muitas cuequinhas e calcinhas e tire um final de semana para ensinar isso ao seu bebê ! Com certeza será um sucesso e você e ele sairão orgulhosos desta etapa !

Boa sorte e me contem aqui como foi esse processo para vocês !!

Beijos

Fonte : Dra. Giuli Pansera

Falando sobre isso

Leave a Reply