Como dizer adeus às bolinhas que surgem na pele depois da depilação?

Quando você se depila com lâmina no banho, nas primeiras horas, as suas pernas parecem macias, lindas e livres de pelos, mas não por muito tempo…

Muitas meninas que possuem pelos mais escuros devem saber do que estamos falando: quando você se depila com lâmina no banho, nas primeiras horas, as suas pernas parecem macias e lindas – livres de pelos.

Mas não por muito tempo: no dia seguinte, aquelas bolinas escuras surgem aos montes, cientificamente chamadas de folículos de pelos, que geralmente, se tornam avermelhados com o tempo e que você não consegue eliminar nem por decreto. Então, o que fazer?

Como o nome já diz, esses folículos de pelos são basicamente uma parte mais grossa, mais conhecida como raiz, que por estarem em uma parte mais interna dos poros, não são retirados pelas lâminas do aparelho de barbear.

E este não é um problema enfrentado somente pelas brasileiras, visto que mulheres de todos os cantos do mundo se depilam com lâminas: o fenômeno foi apelidado em inglês como “strawberry legs”, que em português significa “pernas de morango”, e faz alusão aos pontinhos da fruta, que no caso, são essas bolinhas na nossa pele.

A vermelhidão pode ser causada em peles muito sensíveis, que se irritam facilmente em qualquer método de depilação. Caso você se depile com regularidade, a inflamação repetitiva pode causar a formação de pequenos vasos na pele, chamados de foliculares, que posteriormente, podem ocasionar a vasodilatação crônica da superfície, ou até mesmo pequenas cicatrizes.

A forma mais prática e eficiente para acabar com essas pequenas pestinhas é fazer esfoliações nas pernas antes de depilá-las. E logo depois deste processo, que pode ser feito no banho, é recomendado passar uma loção hidratante e deixar suas lindas perninhas debaixo da água quente por, pelo menos, 5 minutos. Isso fará com que os poros se abram, e você poderá então se depilar tranquilamente e dizer adeus às bolinhas inconvenientes.

Caso você esteja a fim de tirar os pelos hoje e não teve tempo de comprar um bom esfoliante, não é muito difícil fazer uma versão caseira: é só misturar um pouquinho de açúcar cristal com algum hidratante bem cheiroso e guardar num potinho bem tampado – isso deixará o creme protegido de formigas.

Outra dica importante é não passar mais de uma vez a lâmina na mesma região – afinal depois da esfoliação, a pele fica mais sensível, sendo esta uma das principais causas das irritações.

Depois de tirar os pelos, use uma loção relaxante – daquelas bem cheirosinhas que a gente compra para que as pernas fiquem bem descansadas, geralmente as com Aloe vera, extrato de rosas ou camomila costumam funcionar muito bem. Algumas marcas possuem produtos específicos pós depilação, e neste caso vale dar uma pesquisada.

Optar por métodos que retiram totalmente os pelos – desde a sua raiz – também é uma boa ideia para as garotas com tendência às bolinhas. Neste caso, temos a depilação com cera e outras opções que destroem a raiz dos pelos como à laser ou a com luz intensa pulsada. É recomendável que você bata um bom papo com algumas amigas e marque uma consulta com uma dermatologista para ver qual opção combina mais com você, que tal?

Vimos em mdemulher

Falando sobre isso

Leave a Reply