Como eliminar verrugas: médica ensina e comenta método caseiro com cebola

A verruga é um crescimento bem pequeno na pele causado pelo vírus chamado Papiloma Vírus Humano (HPV), que infecta a camada superior da pele. Elas geralmente aparecem quando há lesões na pele e a transmissão ocorre do ambiente para a pessoa ou de uma pessoa infectada para outra.

“Existe também uma pré-disposição imunológica que facilita a contaminação. No entanto, geralmente as verrugas não representam nenhum risco para a saúde”, explica a dermatologista Adriana Salgado, da clínica ASLC Dermatologia.

E como se trata de um vírus que já existe na natureza, o melhor jeito de evitar é fortalecer e cuidar do corpo. “A melhor forma de se prevenir é evitar traumas na pele – mantê-la hidratada, não cutucar machucados e não ferir a pele (arrancando pedacinhos ou puxando aquela pele que fica na lateral da unha, por exemplo)”, explica a dermatologista. Além disso, Adriana explica que é importante manter o sistema imunológico forte para melhorar o combate a esse e outros vírus comuns.

Verruga sai sozinha?

De acordo com a dermatologista, isso até pode acontecer, mas é muito raro. “Se a pessoa melhora sua imunidade, ajuda na recuperação da pele, o que pode fazer com que a verruga saia sozinha, mas é muito difícil”, comenta.

Como tirar

De acordo com a profissional, uma vez que existem diversos tipos de verrugas, é importante consultar um médico para decidir qual é o melhor método para removê-las – em alguns casos, pode até ser necessária intervenção cirúrgica. “Os tratamentos mais comuns são realizados com ácido salicílico de farmácia, que é aplicado sobre a verruga com um curativo e com nitrogênio líquido (conhecido popularmente com gelo seco). No entanto, é importante a orientação médica, fazer isso em casa pode acabar machucando ainda mais a pele”, explica.

Tratamentos caseiros

A dermatologista explica que muitas pessoas esfregam alimentos mais ácidos, como a cebola, sobre a verruga para fazer com que ela caia. O “truque” até tem algum embasamento, mas não é muito eficaz. “Esses alimentos mais ácidos, na verdade, aceleram a renovação da pele, que é o que faz a verruga sair, mas não existe comprovação do efeito”, completa.

Vimos em Bolsa de Mulher

Falando sobre isso

Leave a Reply