Como estimular produção de colágeno no rosto para ficar mais tempo longe das rugas

Responsável pela formação da maioria dos tecidos e está presente em todo o corpo, o colágeno é uma proteína essencial ao organismo porque mantém as células unidas e ajuda a evitar rugas e eliminar o “efeito gelatina”, deixando a pele mais lisinha e os músculos mais firmes.

 

 

A falta de colágeno é um dos principais fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de fragilizar unhas e cabelos. Maus hábitos alimentares, tabagismo e avanço da idade são alguns dos fatores que atrapalham a produção da proteína.

Estima-se que, após os 25 anos de idade, cerca de 1% do colágeno do seu corpo vai embora anualmente. Para evitar que ele fique em falta e deixe de realizar os benefícios para o corpo você pode adotar hábitos que estimulam produção de colágeno no rosto para ficar mais tempo longe das rugas.

Estimular produção de colágeno com alimentação

Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo é importante consumir alimentos que contenham vitamina C e E, além de minerais como o zinco. Ricas em vitamina C, as frutas cítricas ajudam a sintetizar a proteína para que ocorra a transformação em colágeno. Frutas vermelhas ainda são boas alternativas, já que, por agirem como antioxidantes naturais, combatem o envelhecimento do organismo e ajudam a prevenir a carência da proteína.

As carnes são ricas em vitaminas do complexo B, e, por serem proteínas, também estimulam o corpo a produzir colágeno. Vale ainda investir em vegetais verdes, pois são ricos em ácido fólico, um nutriente importante na replicação celular que ajuda a formar o colágeno no corpo. Outra maneira simples de garantir a proteína através da alimentação é ingerir gelatina, afinal, além de não atrapalhar a dieta, é uma sobremesa rica em colágeno

Hábitos que estimulam a produção de colágeno

Além de evitar o fumo, que contribui para o envelhecimento da pele e traz inúmeros malefícios para a saúde, você ainda pode apostar em hábitos simples para cuidar da pele de fora para dentro.

Apostar em esfoliação facial com frequência ajuda a eliminar as células mortas da pele, contribui para a regeneração das novas e ainda estimula a produção de colágeno. Faça o tratamento entre uma a duas vezes por semana, de acordo com o seu tipo de pele.

Depois de higienizar bem a pele e retirar completamente a maquiagem antes de dormir, vale investir em cremes que também combatem o envelhecimento precoce. Na hora de escolher o cosmético, procure os que são ricos em colágeno, retinol e vitamina C e lembre-se sempre de priorizar áreas propensas à formação de rugas, como região dos olhos e contorno da boca.

Conheça mais dicas para ter uma pele sempre jovem e bonita:

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply