Como fazer a sua própria goma de tapioca: ainda mais saudável que a do mercado

Após muito tempo restrita a receitas regionais, a tapioca foi resgatada e popularizada e hoje é item indispensável em cardápios marombas e boa opção para quem quer emagrecer. Nutritiva e versátil, ela permite inúmeras combinações sem tornar a dieta enjoativa.

Além de tomar cuidado para não errar na composição do prato, adicionando ingredientes que engordam, você pode deixar sua tapioca ainda mais saudável fazendo em casa sua própria goma, que além de ser livre de possíveis aditivos, ainda ajuda a economizar no mercado. Confira os ingredientes e o modo de preparo, indicados por Neide Rigo, do blog “Come-se”:

Goma de tapioca

Ingredientes:

  • 500 g de polvilho
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente, fazendo com que a água ultrapasse o polvilho com folga. Use uma colher para desfazer os grumos e deixe descansar por cerca de 5 horas ou até o líquido por cima ficar bem transparente. Jogue fora a água e coloque sobre o polvilho um pano limpo e seco e espere uma hora para absorver o excesso de umidade. Se ficar muito molhado, troque de pano. A goma estará pronta quando perder o brilho. Por último, esfarele ou peneire a goma e guarde na geladeira em um pote bem fechado. Ele permanece fresco até uma semana no refrigerador. Se preferir, coloque em sacos e congele.

Aprenda como preparar creme de tapioca gourmet:

Falando sobre isso

Leave a Reply