Como não deixar cicatriz no rosto ao tentar tirar cravos da pele: veja jeito certo

É possível eliminar cravos do rosto com uma limpeza de pele caseira mesmo, sem ter que investir no procedimento em clínicas de estética. Para isso, é preciso seguir alguns passos simples que permitem tirar essas marquinhas indesejadas sem machucar ou marcar a pele.

Antes de tudo, é preciso entender que existem dois tipos: os cravos brancos e os pretos.

Remover cravos sem causar lesão

Os pontinhos brancos são conhecidos como cravos fechados e ficam elevados na pele, o que torna a remoção mais fácil. Já os pretos, cravos abertos, ganham essa denominação porque acontecem em um poro dilatado da pele, que oxida após o contato da poluição com a oleosidade e o sebo do interior do poro, ganhando essa coloração mais escura.

Para realizar a limpeza de pele em casa, a remoção das impurezas faciais exige alguns cuidados redobrados. É que qualquer apertadinha de mau jeito pode provocar inflamações, que vão lesionar e se transformar em cicatrizes no rosto. Por isso, o ideal é espremer apenas as erupções superficiais, fáceis de se retirar.

Vapor para limpeza de pele

Ainda assim, se você fizer questão de realizar esse procedimento em casa, o ideal é tomar alguns cuidados para facilitar a remoção dos cravinhos. Primeiro lave o rosto embaixo de água bem quente, de preferência no chuveiro, para o vapor ajudar a abrir os poros.

O vapor é o grande aliado da pele do rosto na hora de limpar e prepará-la para receber os cremes de tratamento e hidratação. Por isso, se você quiser remover comedões, molhe um algodão com água aquecida e deixe repousar por um tempo sobre o cravo ou a espinha.

Outra opção é colocar o rosto próximo a uma bacia cheia de água quente, para que o vapor umedeça e aqueça a face. Você também pode cobrir a cabeça com uma toalha e aumentar a chance de absorção do vapor pela pele. Em seguida, aperte com os dedos ao redor dos pontinhos fazendo pressão para baixo. Se estiver difícil para sair, não insista.

Cuidados importantes

  • A pele precisa estar muito limpa, livre de qualquer resíduo de poluição, suor ou maquiagem.
  • Se a pele não estiver bem higienizada, há o risco do surgimento de espinhas no local de onde o cravo foi tirado. Isso porque a pele possui bactérias naturais e, ao remover o cravo, o poro fica livre para a proliferação de bactérias que causam acne.
  • Unhas grandes são as maiores causadoras de lesões e marcas no rosto. O ideal é cortar. Mesmo com as unhas curtas, use algodão para envolver os dedos que usar para apertar. Eles são muito importantes para auxiliar na remoção dos cravos e diminuir a chance das marcas conhecidas como sequelas de acne.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply