Como prevenir os fungos nas unhas?

Ainda que possa parecer óbvio, uma higiene correta dos pés, assim como do sapato, é fundamental para evitar a proliferação de fungos. Também devemos procurar não mantê-los úmidos durante muito tempo.

Também conhecidos como onicomicoseos fungos nas unhas são um problema muito comum que afeta, principalmente, os pés. É causado por parasitas microscópicos que costumam se proliferar em áreas úmidas e em épocas de muito calor.

Os fungos nas unhas não são muito estéticos, já que causam mudanças na cor, forma e textura das mesmas.

Nos casos mais graves eles podem chegar a causar a destruição completa da unha afetada, por isso é tão importante prevenir seu desenvolvimento.

Conselhos para evitar os fungos nas unhas

Procure manter os pés limpos e secos

Manter mãos e pés sempre limpos e secos é uma medida necessária para prevenir o surgimento de fungos, já que eles crescem e se desenvolvem em lugares úmidos e escuros.

prevenir-fungos-nas-unhas-pes

É essencial manter uma boa higiene, preferencialmente com um gel ou sabonete de pH neutro, que evite a irritação da pele e a diminuição de suas defesas.

Você deve se assegurar de polvilhar essas regiões com talco antibacteriano e sempre mudar as meias assim que fizer qualquer atividade física.

Entenda que isso lhe servirá também para evitar os fungos que crescem entre os dedos dos pés. Este tipo de fungo é tão incômodo quanto os que afetam as unhas, pois causam irritação e mau cheiro.

É muito importante que você não se esqueça de secar muito bem as mãos e os pés depois de lavá-los ou depois de fazer qualquer tipo de atividade física.

O mais normal é que neste ponto eles estejam muito suados. Assegure-se de não deixar passar a região entre os dedos. Esta é uma área que nem sempre secamos bem e a partir dela os fungos podem se espalhar para outras regiões do corpo.

Mantenha as unhas cortadas

Uma medida excelente para prevenir os fungos nas unhas e o desenvolvimento de outros problemas é mantê-las cortadas, tanto as das mãos quanto as dos pés. Sempre procure fazer um corte reto e limpo.

Evite deixar bordas irregulares e corte bem as esquinas das unhas. Com isso você impedirá que elas cresçam dentro da pele e que originem o que conhecemos como unhas encravadas, que são muito incômodas e dolorosas.

Também é conveniente limpar e desinfetar previamente as ferramentas que serão usadas para cuidar das mãos e dos pés. Por motivo algum compartilhe essas ferramentas com outras pessoas.

Os fungos nas unhas são muito contagiosos e se você usar um cortador infectado, facilmente poderá desenvolver o problema. Se não lhe restar outra opção, é recomendável limpar a região afetada com álcool.

Use sapatos em locais públicos

Não se esqueça de ficar calçado em lugares públicos como praias, academias, piscinas, saunas ou chuveiros públicos. Andar descalço é uma das formas mais fáceis de contrair uma infecção por fungos.

Além disso, os lugares públicos talvez não sejam tão higiênicos quanto você imagina. Por isso, usar um calçado aberto é preferível do que andar descalço, não só pela higiene das unhas, mas também porque podem haver elementos cortantes.

Uma boa medida de proteção é ter um calçado para cada lugar público. Ou seja, chinelos para a ducha da academia e outros para ir à praia, etc.

Use calçados mais cômodos

Os fungos nos pés tendem a se desenvolver naquelas partes que se encontram submetidas a uma pressão maior.

Por isso, para prevenir os fungos nas unhas é essencial usar um par de sapatos cômodos que permitam que a pele disponha de espaço suficiente para respirar.

Devemos complementá-lo com o uso de meias transpiráveis. Procure ventilar à noite o calçado que usar durante todo o dia e evite compartilhar tanto os sapatos quanto as meias a fim de evitar um contágio por fungos.

Se o sapato molhar, seque muito bem antes de voltar a usá-lo para evitar que se transforme em um foco de infecções.

Use talco nos pés

O uso de alguns produtos específicos, como o talco, é bom para diminuir a umidade nos pés.

Eles devem ser usados em conjunto com cremes para manter a pele hidratada e prevenir a aparição de feridas ou irritações.

Desta forma, além de evitar a proliferação de fungos, também prevenimos a aparição do mau cheiro nos pés.

É bom usá-lo todos os dias, especialmente se você for usar sapatos fechados, ainda que também seja indispensável quando usar sapatos abertos, só por higiene.

Use cremes antifúngicos

O uso e a aplicação de cremes ou loções antifúngicas de forma tópica é uma excelente maneira de prevenir a aparição de fungos nos pés. Também lhe permitirá tratar qualquer tipo de infecção que já tenha começado a se formar.

prevenir-fungos-nas-unhas-pes

Considere que você deverá consultar seu médico para que ele recomende o creme apropriado segundo o seu problema.

O surgimento de fungos nas unhas costuma ser o pesadelo de homens e mulheres. Não se trata só de um problema estético, mas sim de algo que pode gerar um problema mais grave.

Uma infecção causada por esses fungos pode provocar danos maiores em pessoas com diabetes e outras doenças similares.

Vimos em melhorcomsaude

Falando sobre isso

Leave a Reply