COMO REUTILIZAR A CASCA DA LARANJA

A casca de laranja pode ser usada de muitas maneiras, não só para a preparação de alimentos saborosos mas também para vários truques domésticos: para a limpeza de casa e para muitos outros fins. Não muita gente sabe, por exemplo, que a casca dos frutos cítricos tem excelentes propriedades desinfectantes: a sua ação, especialmente se utilizada em combinação com aquela do vinagre de vinho branco, que é tipo um detergente natural com efeitos quase mágicos, é perfeita para a limpeza de várias superfícies e, em particular, daquelas de aço inoxidável. Então se as torneiras do banheiro forem incrustadas por causa do calcário ou se houverem manchas aparentemente impossíveis de remover na pia da cozinha não há nada de mais apropriado que usar os pedaços de casca de laranja, esfregados diretamente nas áreas problemáticas ou deixados de molho no vinagre para obter uma mistura detergente perfeita para ser nebulizada.

Não vamos esquecer, por outro lado, do cheiro da laranja, que pode ser explorado com a transformação da casca em desodorantes completamente naturais: podem ser utilizados para se livrar do cheiro de sapatos e roupas. De fato, uma ideia interessante é também aquela de colocar as cascas em um guarda-roupa, em uma gaveta ou numa sapateira. Nas próximas linhas, resumindo, vamos revelar vários usos alternativos possíveis da casca de laranja: remédios baratos para melhorar a aparência de sua casa e, acima de tudo, para poder abrir mão – em todas as ocasiões que você puder – do detergente no supermercado, que não só é caro, mas também poluente e contém substâncias potencialmente tóxicas e perigosas, tanto para o meio ambiente que para o seu próprio corpo. Aqui estão algumas dicas que vale a pena considerar e aplicar, todas as vezes que for possível.

casca-de-laranjas-pia 1. A primeira dica para a reutilização da casca de laranja é usá-la como um abrilhantantador para o aço inoxidável: dentro da casca, de fato, há o ácido cítrico, graças ao qual as superfícies podem ser desinfectadas de forma simples e prática. O procedimento é muito simples, tudo o que você deve fazer é cortar a casca, e depois, esfregá-la diretamente sobre o aço (por exemplo, sobre a pia na cozinha, ou a torneira no banheiro):

2. As cascas de laranja, também, podem ser um excelente detergente universal, que consegue atender muitas exigências: um produto que pode ser explorado para remover até mesmo as manchas mais teimosas, especialmente se usado em combinação com o vinagre. Para tirar proveito das propriedades da casca é necessário derramar em um pote 250 ml de vinagre de vinho branco, e depois, adicionar as cascas de duas laranjas: a mistura assim obtida deve ser mantida por uma semana no escuro. Depois deste período de tempo, pode ser colocada em um frasco spray e, em seguida, nebulizada, onde for necessário. Seu efeito não é só aquele de remover as manchas mas é também antibacteriano: um substituto perfeito em comparação aos produtos químicos tradicionais que você costuma comprar no supermercado.

saborear-os-pratos-com-a-casca-de-laranja

3. Obviamente, as cascas de laranja são perfeitas para dar mais sabor aos pratos: as cascas das frutas cítricas podem ser raladas para enriquecer o sabor dos biscoitos, bolos e carnes, mas também smoothies e chás. O importante é que, neste caso, você tenha laranjas não tratadas, ou seja, frutas orgânicas, não “envenenadas” por pesticidas, inseticida ou outros produtos químicos.

4. Enfim, a última utilização alternativa possível para as cascas de laranja é o desodorante para os sapatos: se você tiver sapatos que emitem cheiros desagradáveis por causa das bactérias e da umidade é possível derrotá-las com as cascas, que devem ser deixadas nos sapatos por uma noite inteira.

Vimos em astoupeiras.com

Falando sobre isso

Leave a Reply