COMO SE CONSERTA UM CD DANIFICADO?

Embora a miniaturização e a digitalização tornem o cd cada vez mais obsoleto, ainda existem muitas pessoas que os usam: não falamos apenas de CDs de música, mas de todos os discos que são usados como suporte para os mais diversos fins, desde a conservação de arquivos até a reprodução de vídeo. O desgaste, no entanto, está sempre de tocaia e a probabilidade de que, com a passagem do tempo, um CD esteja danificado é muito alta. Vale a pena, portanto, saber quais são as precauções a tomar para evitar que isso aconteça. Obviamente, a prevenção é fundamental: o que significa, por exemplo, evitar de colocar o CD em superfícies inadequadas e, mais genericamente, mantê-los na sua embalagem. Para ter a certeza de que um CD riscado volte à funcionar, você precisa de um pouco de gaze, de pasta de dentes, um pano e óxido de céria.

Primeiro você precisa limpar a superfície do cd com um pano – pode ser um pano, mas até mesmo um pedaço de lençól -: esta operação é vital para eliminar os vestígios de poeira que podem estar presentes. Agora, é necessário aplicar um pouco de pasta de dente em um pedaço de gaze, como se você tivesse que lidar com a pasta abrasiva, e em seguida, esfregar a gaze sobre toda a superfície, é claro se focalizando sobre os pontos em que há arranhões. A pasta de dentes deve ser deixada por alguns minutos: depois pode ser tirada colocando o CD sob a corrente de água, possivelmente com a ajuda de suas mãos para remover todos os detritos. É, como você pode imaginar, a operação deve ser realizada com o maior cuidado: se não prestar atenção, você corre o risco de causar danos ainda mais graves.

sercar-um-cd-coloca-lo-no-leitor

Para secar o CD, a solução ideal seria a utilização de ar comprimido, que tem a vantagem de não forçar o CD e submetê-lo a qualquer tipo de esforço ou trauma mecânico. No supermercado são facilmente encontradas latas de ar comprimido à venda por poucos reais, mas se você não quiser usá-las você pode usar uma simples toalha, desde que seja mais macia possível. A superfície não deve ser esfregada mas tamponada. Quando o CD estiver pronto, não há mais nada a fazer, além de colocá-lo no leitor, seja no computador seja no aparelho de som: se todas as operações foram realizadas de forma profissional, irá funcionar perfeitamente, sem falhas ou outros problemas.

manutencao-como-consertar-um-cd-quebrado

 

Uma outra sugestão para o cuidado e a manutenção de um CD planeja de colocá-lo por cerca de 10 horas no congelador: a tal procedimento é recomendado nos casos em que haja necessidade de prosseguir com a extração e recuperação dos dados. Uma vez removido do congelador, todos os dados podem ser restaurados se você quiser, lembrando-se – no entanto – que, no final o CD não poderá ser mais utilizado e deverá ser jogado no lixo. Lembre-se que os arranhões de um CD geralmente começam a partir do interior, ou seja do centro, e depois se espalham para fora; as vezes, contudo, o oposto ocorre, e estes arranhões são os mais perigosos.

como-limpar-um-cd

Falando de recuperação de dados a partir de um CD, na internet você pode encontrar o software adequado, tanto grátis quanto à venda, que podem atingir esse objetivo sem dificuldade. Um exemplo de programa grátis é CD Recovery Toolbox, que pode ser baixado sem pagar um centavo, mas também pode ser muito eficaz Roadkil, que é disponibilizado pela Unstoppable Copier; uma vantagem proporcionada por este produto é que ele pode ser colocado em pausa: isto implica que, no caso em que o processo de recuperação gaste mais tempo do que o esperado, a sessão pode ser parada e guardada, e o trabalho pode ser retomado em um momento posterior , de acordo com suas necessidades.

Vimos em astoupeiras

Falando sobre isso

Leave a Reply