Como tirar cheiro de mofo da casa: guia completo

O mofo é causado por fungos que se proliferam em ambientes quentes e úmidos. Ele é responsável por aquele característico “cheiro de coisa guardada” ou de “lugar fechado” e é muito comum em locais que recebem pouca ventilação ou luminosidade. Quem mora ou tem casa em cidade praiana sofre mais recorrentemente com o problema, devido à alta umidade do ar.

A boa notícia é que existem alternativas boas e baratas para acabar com o problema e evitar que ele aconteça de novo. A personal organizer Miriam Cansian, da empresaEspaço Ordenado, ensina medidas caseiras para eliminar o cheiro de mofo, absorver a umidade no ambiente e acabar com os fungos causadores do bolor.

“Para acabar com o mofo, é preciso eliminar os fungos e fiscalizar para certificar-se de que não há possibilidade de eles reaparecerem. Para isso, é preciso garantir um ambiente com iluminação, ventilação e pouca umidade”, afirma a profissional.

Como eliminar bolor do armário

Armários precisam ser arejados

Se seu guarda-roupa foi infestado por fungos, tente a seguinte solução:

Misture 1 litro de álcool 92,8% com 1/3 da mesma medida de cravo-da-índia e deixe em um recipiente por 24 horas. Transfira para um borrifador e aplique com um pano nos armários vazios, espalhando bem. Espere secar muito bem para recolocar suas roupas, pois o líquido ficará tingido pela cor do cravo.

“É quase certo que o processo deverá ser repetido mais vezes ao longo do tempo”, avisa Miriam.

A segunda opção para eliminar fungos do armário é passar bicarbonato de sódio usando uma esponja molhada. “O mofo sai com facilidade e demora bem mais para aparecer de novo, mesmo em casas na praia”, garante a especialista. Espere secar bem antes de reutilizar o local.

Como eliminar bolor da cozinha e banheiro

Limpe azulejos com vinagre branco

Na limpeza cotidiana, Miriam recomenda usar vinagre branco, que é eficiente para evitar o problema. Porém, caso as paredes já estejam manchadas, tente essa receita: prepare uma solução de ½ medida de água e ½ de água sanitária. Aplique na parede e deixe agir por alguns minutos. Retire com um pano limpo.

Como eliminar bolor das roupas

Roupas guardadas há muito tempo, especialmente em locais úmidos, adquirem um tom amarelado e cheiro característico que não saem em lavagens comuns. Para resolver este problema, faça o seguinte:

Roupas guardadas há muito tempo ficam com odor forte

Misture 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) rasa de sal para cada litro de água. Ferva os tecidos nesta solução por uma hora. Depois, enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente.

Prepare uma mistura de 1 xícara de amaciante com 1 xícara de álcool e 1 litro de água. Coloque em um borrifador e aplique nas peças antes de passar (exceto as toalhas de banho que não devem ser passadas a ferro). Espere secar completamente antes de guardar.

Como eliminar bolor de camas, sofás e tapetes

Sofás e colchões devem receber sol sempre que possível

Os móveis também podem ficar com cheiro de mofo caso estejam localizados em um ambiente com pouca ventilação e luz natural. Para eliminar o odor, você pode colocar bicarbonato de sódio em uma peneira grande e pulverizar sobre as superfícies. Deixe agir por 10 minutos e aspire. “Não use vassoura, apenas aspirador de pó, para evitar borrões brancos”, aconselha a especialista. Repita conforme sentir necessidade.

Como acabar com cheiro de mofo

Para a limpeza de superfícies, use vinagre branco ou Lysoform spray.

Coloque também sachês de tule com cravos-da-índia ou bolas de madeira de cedro no ambiente, que, além de eliminares o cheiro, absorvem a umidade.

Se o ambiente for fechado, como um armário, esvazie completamente e coloque lá uma bacia com vinagre branco. Deixe por uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o móvel e espere secar bem.

Como evitar formação de mofo

  • Colocar giz de lousa nos cantos da casa ajuda a absorver a umidade

    Uma vez que o bolor foi eliminado do ambiente, móveis ou roupas, é fundamental fazer a manutenção do local para evitar que ele reapareça. Para isso, você deve:

  • Arejar o ambiente ao máximo, evitando o acúmulo de umidade;
  • Limpar azulejos da cozinha e banheiro com vinagre branco;
  • Colocar giz de lousa nos cantos dos cômodos. Isso ajuda a conter o acúmulo de umidade;
  • Usar tintas isolantes e impermeabilizantes para evitar o acúmulo de umidade nas paredes.

vimos em:bolsademulherhttp://bolsademulher.com&utm_medium=referral&utm_campaign=parsely

Falando sobre isso

Leave a Reply