Como tirar cravos em casa: passo a passo com receitas simples

É possível eliminar cravos do rosto sem precisar gastar muito dinheiro com limpezas de pele em clínicas de estética.  Para isso, é preciso seguir alguns passos simples que permitem tirar essas marquinhas indesejadas sem machucar ou marcar a pele. Quem ensina os truques caseiros é a esteticista Natasha Rivero, que explica tim-tim por tim-tim o que você deve fazer.

Segundo a profissional da clínica Auraclara, de São Paulo, antes de tudo é preciso entender que existem dois tipos de cravos: os brancos e os pretos. Os brancos são conhecidos como cravos fechados e ficam elevados na pele, o que torna a remoção mais fácil. Já os pretos, cravos abertos, ganham essa denominação porque acontecem em um poro dilatado da pele, que oxida após o contato da poluição com a oleosidade e o sebo do interior do poro, ganhando essa coloração mais escura.

Unhas podem machucar a pele e deixar marcas definitivas, por isso é preciso seguir as dicas

Atenção: Natasha alerta para uma variação dos cravos brancos. “Se ao tentar extraí-los perceber que estão endurecidos, este não é um cravo e sim um millium e apenas a esteticista deverá removê-lo, pois necessita de um cuidado maior”, explica.

Dicas antes de colocar a mão na massa

  • A pele precisa estar muito limpa, livre de qualquer resíduo de poluição, suor ou maquiagem.
  • Se a pele não estiver bem higienizada, há o risco do surgimento de espinhas no local de onde o cravo foi tirado. Isso porque a pele possui bactérias naturais e, ao remover o cravo, fica livre um pequeno espaço que pode se tornar o ideal para a proliferação de bactérias como a Propionibacterium Acnes, bactéria da acne.
  • Unhas grandes são as maiores causadoras de lesões e marcas no rosto. O ideal é cortar. Mesmo com as unhas curtas, use algodão para envolver os dedos que usar para apertar. Eles são muito importantes para auxiliar na remoção dos cravos e diminuir a chance das marcas conhecidas como sequelas de acne.
  • Para manter a limpeza de pele é indicado esfoliar o rosto de uma a duas vezes por semana com a receita caseira sugerida na galeria abaixo, higienizar a pele pela manhã e à noite com sabonete facial e tônico, e o uso de protetor solar é essencial.
  • Hidrate sempre, mas tome cuidado com cosméticos. Opte pelos oil free, não comedogênicos, e para o seu tipo de pele. O ideal é ter uma esteticista ou uma dermoconsultora para te auxiliar.
  • Beba muita água, coma de maneira balanceada, controle o estresse e exercite-se.

Passo a passo para remover cravos

THINKSTOCK

1 / 9
Primeiro, lave bem o rosto com sabonete – de preferência adstringente – para eliminar as sujidades superficiais e a oleosidade da pele.
THINKSTOCK

2 / 9
Aplique um esfoliante caseiro: junte meia colher de chá de pó de café e uma colher de iogurte natural, misture e aplique com movimentos circulares, massageando delicadamente. Este esfoliante, além de remover as células mortas, deixa a pele macia e hidratada.
THINKSTOCK

3 / 9
Tonifique sua pele com uma receita caseira: bata no liquidificador metade de um copo de soro fisiológico com cerca de 3 cm de pepino até ficar bem liquido. Umedeça dois algodões no tônico e aplique sobre o rosto. Não precisa enxaguar.
THINKSTOCK

4 / 9
Pegue meio copo de água morna, coloque 10 gotas de óleo essencial de melaleuca e use para umedecer cerca de 2 cm de algodões quadrados. Depois, posicione-os sobre o rosto. Relaxe por 20 minutos com os algodões sobre a face para facilitar a extração dos cravos. Uma boa dica é aproveitar esse momento também para cuidar da área dos olhos: umedeça dois quadradinhos de algodão em chá de camomila e deixe sobre os olhos fechados.
THINKSTOCK

5 / 9
Com a pele está limpa e os cravinhos amolecidos, lave bem as mãos antes de removê-los. É importantíssimo que as unhas estejam curtas para não ferir a pele. Envolva nos dedos indicadores algodões umedecidos em água. Retire os algodões que estão no rosto apenas da região que você vai realizar a extração. Com o auxilio de um espelho comece a extração apertando sem utilizar as unhas, apenas as pontas dos dedos.
THINKSTOCK

6 / 9
Se tiver alguma espinha, remova por ultimo e retire todo o pus até sentir que a região não está elevada. Em seguida, aplique uma gota de óleo de melaleuca em um cotonete e passe na espinha.
THINKSTOCK

7 / 9
Após a extração, aplique novamente o tônico caseiro de pepino em toda a face para remover qualquer resíduo dos cravos. Não precisa enxaguar.
THINKSTOCK

8 / 9
THINKSTOCK

9 / 9
Depois disso, não saia de casa sem usar protetor solar com fator de proteção acima de FPS 30.
Aplique uma colher de iogurte natural no rosto para acalmar a pele e hidratar. Deixe agir por 15 minutos e retire com água. Pronto, sua pele está linda, macia e sem cravos!

Falando sobre isso

8 comments

  1. Tainara fornazier

    Adoreei,muito simples e facil

  2. Oi vc poderia me ajudá com uma receita pra mancha na pele

  3. Só gostaria de algum dermatologista que seja bom,que dê atenção ao meu problema que é acne grau 3
    Não aguento mais viver assim, me sinto inferior a outras pessoas por causa da minha aparência .
    Às vezes acho que estou em depressão ??
    Queria apenas um dermatologista que fosse bom e desse atenção aos pacientes
    E barato, pois pagar 300,00 / 400,00 numa consulta é trágico ?

  4. Natacha, também sou esteticista. Queria saber qual a tua formação…? Por que não entendo como tu pode passar essas informações assim. Passamos anos estudando pra sabermos as melhores condições pra uma limpeza de pele, melhor cosmeceuticos e etc, além de uma avaliação importantíssima antes dos procedimentos e sua continuidade. Óleo de melaleuca para emoliencia? Não, ele não vai ajudar na extração… Estuda mais na próxima. Abraços.

Leave a Reply