Como Tratar a Dor de Cabeça Causada pela Sinusite: APRENDA

Se você sente uma sensação de pressão ou dor na cabeça, ou se a dor piora quando a temperatura muda repentinamente ou quando você se movimenta rapidamente, esses podem ser os sintomas de cefaleia (dor de cabeça) causada pela sinusite. Felizmente, hoje em dia existem vários tratamentos para tratar essa condição. Este artigo traz algumas opções de tratamento que poderão ajudá-lo a se livrar desse problema.

Parte 1 de 4: Tratamento Caseiro Básico

 

Get Rid of a Sinus Headache Step 1.jpg
1

Umedeça o ar que você respira. A mucosa que reveste o nariz e os seios da face normalmente fica irritada quando fica ressecada. Aumentar a umidade do ambiente ajuda a aliviar a inflamação da cavidade nasal.

Use um umidificador, principalmente quando for dormir ou sempre que uma crise de cefaleia causada pela sinusite se instalar. Esses aparelhos funcionam lançando no ar vapor de água morna. Mas, também existem umidificadores que utilizam vapor frio.

Durante uma crise de cefaleia, faça inalação duas a quatro vezes por dia. Se você não tiver um inalador, respire o vapor da água quente do chuveiro. Com a porta do banheiro fechada, ligue o chuveiro e deixe a água quente correr. Permaneça nesse ambiente durante 10 a 20 minutos, respirando o vapor criado pela água quente.

Coloque uma toalha umedecida com água quente próximo ao rosto. O calor e a umidade da toalha irão aliviar a irritação da cavidade nasal, promovendo a drenagem da secreção e aliviando a dor.

 

Get Rid of a Sinus Headache Step 2.jpg
2

Relaxe. Embora a dor de cabeça seja provocada pela inflamação e irritação da cavidade nasal, a tensão pode aumentar e piorar a dor que você está sentindo.

  • Procure ficar sentado ou deitado de olhos fechados. A luminosidade e o barulho, nem sempre têm efeito sobre uma crise de cefaleia, mas permanecer em um ambiente escuro, silencioso o acalmará e o deixará mais relaxado, podendo atenuar os sintomas.

 

Get Rid of a Sinus Headache Step 3.jpg
3

Beba muito líquido. Quando o corpo está bem hidratado, as secreções produzidas são mais finas e podem ser drenadas mais facilmente da cavidade nasal.

  • Tente tomar, no mínimo, oito copos de 250 ml de água por dia.
  • Água, bebidas esportivas e sucos de fruta naturais são as melhores opções. Evite bebidas que contenham cafeína ou álcool, pois elas podem deixá-lo ainda mais desidratado. Evite também a ingestão de leite ou outras bebidas lácteas, pois os laticínios podem engrossar as secreções.

 

Get Rid of a Sinus Headache Step 4.jpg
4

Evite fazer atividades que possam piorar a dor. Atividades que podem agravar a inflamação da cavidade nasal ou que causam tensão aumentarão a dor de cabeça, portanto é necessário evitá-las o máximo possível durante uma crise.

  • Embora as alergias não sejam uma causa direta de cefaleia, a congestão nasal causada por uma crise alérgica pode desencadear uma dor de cabeça. Portanto, é aconselhável evitar o contato com pólen ou com outras substâncias às quais você seja alérgico.
  • Evite permanecer em ambientes que tenham muita fumaça, aromas fortes, poluição ou outros agentes que causem irritação na mucosa nasal.
  • Evite viajar de avião, temperaturas extremas, mudanças repentinas de temperatura e ficar de cabeça para baixo.

Parte 2 de 4: Medicamentos Sem Prescrição Médica

  1. Get Rid of a Sinus Headache Step 5.jpg
    1

    Irrigue as narinas com um spray nasal salino. É possível desobstruir as cavidades nasais, lavando as narinas com um spray nasal.

    • Leia cuidadosamente as instruções da embalagem, para saber a quantidade e frequência de uso. Esses medicamentos são vendidos sem receita médica e, normalmente, é possível aplicar um ou dois jatos várias vezes por dia nas narinas.
    • Os sprays salinos atuam causando a contração das membranas e aumentando a eficácia da drenagem na cavidade nasal.
  2. Get Rid of a Sinus Headache Step 6.jpg
    2

    Tome um anti-histamínico (medicamento indicado para tratar alergias). Se a cefaleia for causada por uma sinusite alérgica, esse remédio tratará o problema que está desencadeando a crise de sinusite, aliviando, assim, a dor de cabeça que você sente.

    • Observe que, a rigor, uma crise de alergia não provoca diretamente a dor de cabeça. A crise alérgica pode causar a congestão nasal e, a pressão criada pela obstrução da cavidade nasal, desencadeia a cefaleia. Ao tratar a alergia, a congestão nasal diminui, melhorando a dor. Porém, apenas o tratamento alérgico talvez não seja suficiente para curar a dor de cabeça. Para isso, um tratamento adicional será necessário.
    • Você pode usar anti-histamínicos orais ou nasais para aliviar os sintomas.
    • Os medicamentos vendidos sem prescrição médica para tratar uma alergia incluem a fexofenadina, cetirizina e a loratadina. Essas fórmulas são mais atuais e não causam sonolência. As formulações mais antigas que contêm difenidramina, clorfeniramina e clemastina não são as mais indicadas, porque podem causar sonolência.
  3. Get Rid of a Sinus Headache Step 7.jpg
    3

    Use um descongestionante. Esse medicamento pode ajudar a reduzir o inchaço e a congestão nasal, permitindo que a secreção presa na cavidade nasal seja drenada, aliviando a pressão e a dor associada a essa obstrução.

    • Os descongestionantes também podem ser comprados nas formas oral e spray nasal.
    • O uso frequente de descongestionantes pode causar cefaleia desencadeada pelo uso excessivo. Eles também podem causar uma nova congestão nasal, portanto, evite usar esses medicamentos por mais de três dias seguidos.
  4. Get Rid of a Sinus Headache Step 8.jpg
    4

    Tomar um analgésico também ajuda. Embora esses medicamentos não tratem a sinusite, eles podem aliviar ou cessar a dor de cabeça que acompanha uma crise de sinusite.

    • Formulações que contenham paracetamol, ibuprofeno, naproxeno e aspirina podem aliviar a dor de cabeça associada à pressão causada pela sinusite. A ação desses medicamentos é apenas temporária, portanto, se você não tratar o problema que está causando a dor, ela provavelmente voltará. Por isso, é recomendável que você use analgésicos em conjunto com medicamentos para sinusite. Esse é um regime de tratamento seguro, pois o uso desses dois remédios não causa nenhuma interação medicamentosa.

    Parte 3 de 4: Medicamentos Prescritos e outros Tratamentos Médicos

    1. Get Rid of a Sinus Headache Step 9.jpg
      1

      Consulte um médico. Se o profissional suspeitar que a sinusite persistente está sendo causada por uma infecção bacteriana, provavelmente ele lhe prescreverá o uso de antibióticos. Depois que a infecção é tratada, a secreção da cavidade nasal poderá ser mais facilmente eliminada.

      • Os antibióticos não serão eficazes em um caso de sinusite causada por uma infecção viral ou de cefaleia causada por crises alérgicas.
      • Cumpra todo o regime de tratamento indicado pelo médico. Tome o remédio durante os dias indicados, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.
      • Normalmente os antibióticos não são necessários, principalmente quando a cefaleia causada pela sinusite acomete pessoas adultas, mas a prescrição ocorre quando as dores de cabeça são fortes e acompanhadas de muito inchaço na região dos olhos ou de febre superior a 39 ºC.
    2. Get Rid of a Sinus Headache Step 10.jpg
      2

      Faça uso de corticosteroide nasal. Cefaleias associadas à sinusite ou alergias, muitas vezes, são tratadas com corticosteroides.

      • Essa classe de medicamento pode ser encontrada na forma de comprimidos ou de spray nasal e, geralmente, está entre os tratamentos mais eficazes para dores de cabeça, espirros, coceira e corrimento nasal relacionado. Porém, os resultados demoram alguns dias para serem observados.
      • Esses medicamentos incluem a beclometasona, fluticasona e triacinolona.
    3. Get Rid of a Sinus Headache Step 11.jpg
      3

      Outra opção de tratamento são as vacinas para alergia. Para casos de cefaleia crônica desencadeada por processos alérgicos, o médico poderá prescrever vacinas que ajudam a prevenir a recorrência de congestão e da sensação de pressão relacionadas à alergia.

      • Observe que, na realidade, os processos alérgicos não causam diretamente cefaleia. Entretanto, eles podem causar a congestão nasal, e a pressão criada nessas estruturas nasais pode desencadear a dor de cabeça. O tratamento para a alergia não cura a dor de cabeça. Ele apenas alivia a congestão. Para curar a cefaleia, é necessário realizar um tratamento para dor paralelo ao da alergia.
    4. Get Rid of a Sinus Headache Step 12.jpg
      4

      Pergunte ao médico sobre o uso de triptanos. Embora esses medicamentos sejam normalmente usados para tratar enxaquecas, acredita-se que eles também sejam eficazes no tratamento da dor de cabeça causada pela sinusite.

      • Um estudo demonstrou que 82% dos pacientes tratados com triptanos obtiveram alívio das dores de cabeça causadas pela sinusite.
    5. Get Rid of a Sinus Headache Step 13.jpg
      5

      Informe-se sobre as opções cirúrgicas. Em casos de cefaleia crônica causada pela sinusite, as cavidades e dutos dos seios da face apresentam alguma anormalidade que pode ser corrigida apenas com cirurgia.

      • Consulte um otorrinolaringologista (médico que cuida de ouvidos, nariz e garganta) para descobrir se seu caso é cirúrgico.
      • O procedimento cirúrgico aumentará as cavidades sinusais e permitirá a drenagem de qualquer secreção presa nessas estruturas.
      • Outro procedimento, chamado de cirurgia endoscópica dos seios paranasais, remove os pólipos e osteofitos (formações ósseas) que obstruem as cavidades nasais.
      • Atualmente, existe também a sinuplastia com balão. Um procedimento no qual o médico insere um balão na cavidade paranasal, para dilatar os óstios de drenagem dos seios paranasais e facilitar a saída das secreções acumuladas.

      Parte 4 de 4: Medicina Alternativa

      1. Get Rid of a Sinus Headache Step 14.jpg
        1

        Tome suplementos alimentares. Alguns estudos recentes sugerem que determinados suplementos ajudam a reduzir ou até mesmo a tratar dores de cabeça causadas pela sinusite. Os suplementos que valem a pena ser inseridos na alimentação são a bromelaína, a quercetina e os probióticos.

        • A bromelaína é uma enzima produzida pelo abacaxi. Alguns estudos sugerem que essa substância pode reduzir processos inflamatórios, mas outros indicam que talvez ela não seja totalmente eficaz. A bromelaína não deve ser tomada com anticoagulantes, pois esse suplemento pode aumentar o risco de sangramento.
        • A quercetina é um flavonoide responsável pela produção das cores nas frutas e vegetais. Acredita-se que essa substância age como um anti-histamínico natural, mas existem poucos estudos que comprovam a eficácia desse suplemento em humanos. A maioria analisa apenas seus efeitos em animais.
        • Os probióticos são micro-organismos vivos – as bactérias “boas” – que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de processos alérgicos e a restabelecer o equilíbrio bacteriano nas pessoas que tomam antibióticos.
      2. Get Rid of a Sinus Headache Step 15.jpg
        2

        Use remédios fitoterápicos. Os fitoterápicos são formas tradicionais de medicamentos, mas é preciso saber que até mesmo esses produtos naturais oferecem riscos se utilizados de forma inadequada. Algumas ervas e misturas de ervas podem conferir alívio para a cefaleia causada pela sinusite.

        • As ervas indicadas para tratar cefaleias incluem a escutelária chinesa, a matricária e a casca de salgueiro.
        • A combinação de um suplemento contendo sabugueiro negro, azedinha, flor-chave (prímula veris), verbena (verbena officinalis) e genciana é um tratamento natural muito conhecido para a cefaleia causada pela sinusite.
      3. Get Rid of a Sinus Headache Step 16.jpg
        3

        Faça um tratamento homeopático. As pessoas que sofrem de cefaleia crônica causada pela sinusite, normalmente procuram tratamento na homeopatia. Um médico homeopata saberá indicar as substâncias naturais que poderão tratar sua condição com mais eficácia.

        • As terapias homeopáticas associadas ao tratamento da cefaleia causada pela sinusite incluem arsenicum álbum, belladonna, bryonia, hepar sulphuricum, iris versicolor, kali bichromicum, mercurius, natrum muriaticum, pulsatilla, silicea e spigelia.
        • Ao prescrever um tratamento, o homeopata deve considerar o estado físico, emocional e intelectual do paciente.
        • Quando tomado em doses altas, alguns remédios homeopatas podem piorar os sintomas, portanto é preciso ter cautela.
      4. Get Rid of a Sinus Headache Step 17.jpg
        4

        Faça acupuntura. Um acupunturista pode aliviar os sintomas da cefaleia causada pela sinusite, ao tratar os desequilíbrios de energia do seu organismo. Essa terapia é, no mínimo, controversa, mas alguns pacientes acreditam em sua eficácia.

        • Do ponto de vista de um especialista em acupuntura, a cefaleia causada pela sinusite pode ser resultado do acúmulo de “umidade” em sua energia. E, para tratar esse desequilíbrio, o “meridiano do baço pâncreas” e o “meridiano do estômago” precisam ser trabalhados.
      5. Get Rid of a Sinus Headache Step 18.jpg
        5

        Procure um quiroprático. Atualmente, não existem estudos que confirmam e que desmentem a eficácia do tratamento quiroprático para a cefaleia causada pela sinusite, mas alguns profissionais afirmam que esse método pode ajudar.

        • Quando os tratamentos quiropráticos apresentam resultados, o paciente obtém alívio da cefaleia, principalmente porque tem sua dor diminuída. O tratamento também ajuda a melhorar o fluxo da secreção nas cavidades nasais melhorando, teoricamente, a drenagem do muco em alguns indivíduos.

        Avisos
        Se você sentir uma dor de cabeça forte ou repentina, que dure 24 horas ou que piora durante esse período de tempo, procure atendimento médico de emergência. O mesmo se aplica se a cefaleia vier acompanhada de perda de memória, perda do equilíbrio, confusão mental, alteração na fala, na visão, dormência, perda de concentração, febre, rigidez da região da nuca, náusea ou vermelhidão nos olhos.

      Vimos em: wikihow

Falando sobre isso

One comment

  1. Ótimas dicas! Sofro muito com isso e a tendência, parece, é que as dores se intensifiquem mais a cada dia. Vou levar em consideração algumas dessas propostas. Tem sido bem difícil nos últimos anos!

Leave a Reply