Como um daltônico enxerga? Veja comparações entre 10 imagens

Depois das polêmicas do vestido azul e preto ou branco e dourado e do batom e esmalte que mudam de cor, muita gente se perguntou sobre a possibilidade de ser daltônica.  Você ainda está em dúvida? Então veja as imagens abaixo e acabe de uma vez por todas com esse incerteza.

Daltonismo: O que é?

A retina humana possui pigmentos que permitem que as mais diversas cores sejam percebidas pelo olho.  Em casos de daltonismo, chamado cientificamente de discromatopsia, um ou mais desses pigmentos está ausente ou diminuído. Como resultado, o indivíduo tem percepção alterada das cores dos objetos ao seu redor. A causa da alteração é genética e está relacionada ao cromossomo recessivo X.

Tipos de daltonismo

Protanopia

Com diminuição ou ausência do pigmento vermelho, o índividuo com protanopia vê tonalidades de marrom, verde ou cinza no lugar do vermelho. E quando o objeto tem tons de verde, ele parece vermelho ao daltônico. É o tipo mais comum.

Deuteranopia

Ao invés de enxergar verde, o indivíduo com deuteranopia vê marrom.

Tritanopia

Quem tem esse tipo de daltonismo tem percepção alterada das cores azul e amarelo. O azul passa a ser visto em tonalidade diferente da original, o amarelo vira rosa e a cor laranja não é percebida.

Como o daltônico vê as cores

O site etre.com disponibilizou uma ferramenta que permite entender melhor como o daltônico vê objetos e cenários coloridos. Veja a seguir as melhores comparações de imagens.

 

Falando sobre isso

Leave a Reply