Como usar coletor menstrual: passo a passo e dicas para higienizar

O coletor menstrual é um produto inovador que promete substituir os absorventes. Em formato semelhante a uma taça, o objeto feito de silicone cirúrgico coleta o fluxo sanguíneo da menstruação e permite que a mulher descarte o sangue e reutilize o “copinho”. Com isso, ele seria amigo do meio ambiente e, além disso, muito mais higiênico, já que diminui a incidência de reações alérgicas e infecções. Mas você sabe como usar? A ginecologista Dra. Mariana Scombatti Filipe explica tim-tim por tim-tim e ensina como se adaptar ao coletor.

Como colocar coletor menstrual?

O coletor deve ser dobrado e inserido no canal vaginal com sua borda voltada para cima. Quando dentro do canal, ele se abre a se fixa através do vácuo e músculos vaginas.

  • Lave bem as mãos e higienize o produto. Escolha uma posição confortável antes de inserir o coletor no canal vaginal. Depois, dobre-o em forma de “C”.
  • Relaxe bem os músculos da vagina e, devagar, insira o coletor começando pela parte arredondada, até ele permanecer completamente dentro do canal.
  • Verifique se o coletor está totalmente aberto e inserido corretamente. Para isso, você pode segurá-lo pela haste e girar o copinho. Se isto acontecer sem dificuldade, a inserção foi bem sucedida.

Como tirar

  • Sente no vaso sanitário para facilitar. Puxe segurando primeiro na haste e, em seguida, na base do coletor. Mantenha a boca virada para cima para evitar respingos.
  • Derrame o conteúdo no vaso ou na pia, caso não use o vaso sanitário.

Em geral, o coletor pode permanecer no canal vaginal por até 12 horas. Porém, o período de uso recomendado pela Dra. Mariana é de 8 horas. A capacidade, por sua vez, é de 30ml e recomenda-se que a mulher esvazie o copo de acordo com a intensidade do fluxo menstrual de cada uma. O coletor menstrual custa R$ 80 em média e está entre os prós e contras do produto.

Como limpar

Segundo a especialista, é extremamente importante que lavar bem as mãos antes e depois do manuseio. “Recomenda-se a higienizar o coletor menstrual com água e sabão neutro; o uso de um produto antisséptico, como clorexidina, é interessante, especialmente em casos de corrimentos vaginais patológicos”. Diz ainda que no caso de mulheres que já tiveram candidíase, o antisséptico pode prevenir a sua reincidência.

Com relação às contraindicações ao método, a ginecologista avisa que o uso não é recomendado para mulheres no período pós-parto, virgens ou com deformidade anatômica do sistema reprodutor, septo vaginal, por exemplo.

Passo a passo

Acompanhe na galeria o passo a passo publicado no site WikiHow parar ilustrar como usar o produto corretamente.

Procure uma posição confortável para colocar o coletor. Sentar no vaso sanitário pode facilitar.

Teste algumas maneiras de dobrar o coletor antes de colocá-lo. O formato de C pode ajudar, mas não é o único jeito!

Separa os lábios e encontre a abertura vaginal. Empurre o coletor para dentro de modo que não machuque.

A posição correta vai depender do formato do corpo e localização do cérvix.

Ao retirar, dispense todo o conteúdo no vaso sanitário ou na pia. Para usar novamente, a higienização é necessária.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply