COMPORTAMENTO Sensação de estar caindo no sonho: café e exercício físico podem ser os causadores

A sensação é conhecida por todos e você certamente já experimentou mais de uma vez na vida: poucos minutos ou segundo depois de pegar no sono, um movimento involuntário do corpo faz com que você desperte sentindo que está caindo de um lugar alto. O fato é bastante comum e tem o nome científico demioclonia noturna.

Por que sonhamos que estamos caindo?

Em entrevista ao site do jornal “Daily Mail”, Jason Ellis, professor do departamento de sono da Universidade de Northumbria, explica que o fenômeno é uma adaptação evolutiva que nos protege de predadores. Despertar rapidamente antes de pegar no sono profundamente nos permitiria saber se corremos ou não algum risco iminente.

Como o mioclonia noturna está relacionada com a atividade motora, tudo o que pode manter este sistema ativo pode aumentar as chances de experimentar a desagradável sensação. Cafeína e outros estimulantes, assim como excesso de exercícios intensos no período noturno, devem então ser evitados para minimizar a probabilidade de acordar por causa do fenômeno.

Do ponto de vista nutricional, existe ainda a sugestão de que despertar com a sensação de estar caindo pode indicar uma deficiência em magnésio, cálcio ou ferro que aumentaria as chances de sofrer o “empurrão” durante o sono.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply