Conheça a Goji Berry, Aliada do Emagrecimento

A goji berry, fruta pequena, de sabor levemente amargo, tem origem no sul da Ásia, Tibete, China e Índia, é alimento saudável e muitas celebridades famosas já aproveitam seus benefícios, como Kate Moss, Madonna, e Victoria Beckham. A goji berry tem 50 vezes mais vitamina C comparada com a laranja, e é determinada grande contribuinte para a perda de peso. É possível emagrecer em semanas.

Porém é importante lembrar que mesmo com tantas vantagens, a goji berry não realiza milagres e apenas funciona com alimentação saudável e exercícios físicos praticados regularmente. O VcBela apresenta as características e benefícios da fruta e seu papel no emagrecimento saudável.

Características da Goji Berry

Os frutos vermelhos se resumem ricos em vitamina, minerais, ácidos graxos insaturados, aminoácidos, polissacarídeos, e antioxidantes. Ou seja, atuam na proteção contra envelhecimento, com melhora em bem-estar e energia, podem auxiliar na diminuição do colesterol, e são capazes de prevenir contra câncer.

A goji berry possui alto valor nutricional, sendo que a cada 100 g, existe 50 vezes mais vitamina C, em comparação com a laranja. A goji berry é rica em riboflavina, a vitamina B2, funciona na produção da energia, ajuda o metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, e apresenta vitamina E, e vitaminas B1, B6.

Goji Berry e Emagrecimento

Esta fruta tem aparência vermelha e apresenta poucas calorias. Para uma colher de sopa da goji berry são em torno de 50 calorias apenas, interessante no emagrecimento. Porém, os benefícios seguem além da balança, pois se trata do alimento com a melhor função antioxidante.

É alimento rico em polissacarídios, carboidrato que vai impedir absorver patógenos intestinais, com promoção de microbiota saudável, que desenvolve a imunidade. É também fruto rico em arginina e glutamina, que ajudam na liberação do hormônio do crescimento, o que é positivo para as pessoas que desejam ganhar massa magra.

A fruta apresenta também os compostos bioativos, que são essenciais para equilíbrio de níveis de colesterol, tratamento da impotência sexual, e benefício do coração e controle da pressão sanguínea. O poder da goji berry de ajudar em nível da energia e na capacidade para concentrar-se é um dos benefícios mais destacados pelas pessoas que já provaram.

Foi mostrado pela pesquisa com publicação em Journal of Alternative and Complementary Medicine que a ingestão regular da fruta acarreta em aumento do nível da energia, qualidade das horas dormidas, facilidade para acordar, desempenho atlético, e capacidade para concentração.

Os moradores do Tibete consideram a goji berry, a fruta da longevidade, e existe um ditado dali que a caracteriza, “Um punhado pela manhã lhe fará feliz para o resto do dia”. A fruta é disponível in natura, em forma de cápsulas e desidratada.

Uma pesquisa com publicação no ano 2011 em Journal of the American College of Nutrition apontou que o consumo diário de 120 ml do suco de goji berry em 14 dias foi responsável pela redução da circunferência da cintura e aumento de taxas metabólicas nas pessoas, em comparação com grupo controle que ingeriu suco placebo.

Mais um estudo com publicação em 2005 em idêntico periódico notou que indivíduos com quantidades ideais da vitamina C têm 30% mas eficiência na oxidação da gordura em uma sessão de atividades moderadas, comparando com pessoas com baixa ingestão do nutriente.

A pesquisa ainda aponta que as pessoas com baixa ingestão da vitamina C podem apresentar maior resistência a perder massa gorda. Para 45 g desta fruta, são 90 g da vitamina C, que é a quantidade diária exata de recomendação do nutriente por Recommended Dietary Allowances do Governo dos Estados Unidos. Sem contar a característica da goji berry de ser pouco calórica.

Como Consumir Goji Berry

O ideal é consumir uma dose de 15 a 45 gramas da goji berry desidratada diariamente, correspondendo a 1 ou 2 colheres de sopa, para aproveitar os benefícios, como no emagrecimento. É possível acrescentar a fruta a sucos, mais uma dica do VcBela no consumo da goji berry. Mais uma alternativa é a versão em extratos, em cápsulas, com a maioria de princípios ativos mantidos, porém pode sofrer modificação em composição de determinados nutrientes.

Para quem consome a goji berry é dito que o sabor é levemente amargo e é parecido ao da uva-passa, com sabor delicioso. Este alimento é interessante para melhorar a pele e pode ser contribuinte para perder peso. É importante salientar que para perder peso, este item é coadjuvante. Não existem milagres para exterminar os quilos a mais.

A goji berry é interessante complemento para boa saúde e prevenção de muitas doenças, porém não há um único item responsável pela substituição da dieta saudável. As pessoas que fazem ingestão de goji berry devem se alimentar de 3 em 3 horas e beber bastante água.

Em relação à contraindicação, a goji berry não é recomendada para grávidas, crianças, lactantes, indivíduos que usam constantemente medicamentos para controlar diabetes e pressão arterial. E, não é recomendada para pessoas que usam warfarina, a medicação utilizada para evitar trombose.

Benefícios da Goji Berry

A ingestão da goji berry tem associação com bom humor, satisfação e alegria, e a fruta auxilia no equilíbrio de níveis de colesterol sanguíneos. Possui 50 vezes mais vitamina C comparada com a laranja, sendo rica em polissacarídeos, carboidrato que vai impedir absorver patógenos intestinais, com resultado em otimizada defesa imune.

A goji berry ajuda no aumento do nível da energia e na capacidade de concentrar-se, característica saudável desta fruta, apresentada pelo VcBela. Com ação antioxidante determina benefícios em prevenir doenças cardiovasculares e age em prevenir diabetes e infertilidade do homem.

É alimento rico em fitoquímicos, que têm ação como substâncias anticancerígenas e para olhos saudáveis, e possui carotenóides, que se resumem às substâncias para prevenir o envelhecimento da pele, mais um ponto em favor a seu consumo. A goji berry reduz as celulites. É fruta rica em beta-sisterol, nutriente de atuação antiinflamatória para melhorar a celulite, pois esta é caracterizada pela inflamação. E, o alto teor de fibras existente, associado com beta-sisterol favorece na estabilização de níveis de colesterol, que no excesso pode ampliar as celulites.

Falando sobre isso

One comment

  1. Olá! Adorei essa reportagem, pois consumo muito frutas vermelhas e adoro!
    Principalmente goji berry, compro sempre do emporium sim sim, essas frutas são bem doces e graúdas, pra quem não acha o goji de excelente qualidade, deixei um site especializado! Bjos

Leave a Reply