O fígado é um órgão do corpo humano, cuja função é eliminar elementos tóxicos do corpo.  De acordo com o site Minha Vida, sem ele funcionando direito, nada mais trabalha direito no corpo também.

Red apples with linen napkin on rustic wooden table.

Quando, por exemplo, há exagero  no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, o fígado fica sobrecarregado e precisa de uma desintoxicação.

Conheça, então, alguns alimentos que podem ajudar na conservação da saúde do fígado.

1 Própolis

O extrato de própolis, obtido das abelhas é facilmente encontrado em farmácias, contém substâncias chamadas bio flavonoides que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. Dessa forma, ajudam a acelerar a desintoxicação do organismo.

2 Maçã

Uma singela maçã pode fazer a diferença no trabalho do fígado por conter uma substância chamada pectina. “É uma fibra solúvel que ajuda na diminuição da taxa de colesterol e facilita a digestão de gorduras pelo organismo”, explica Danielle Nascimento. Para entender o processo, a nutricionista faz uma explicação simples: a fibra “se agarra” às células de gordura e as leva embora do corpo, impedindo que fiquem acumuladas no fígado.

3 Água

A água é o combustível para o fígado trabalhar. Mariana Thomaz conta que, quando álcool e gorduras entram no nosso organismo, transformam-se em substância tóxicas que sobrecarregam o trabalho do fígado. “A água é fundamental para ajudar a eliminar essas toxinas”, afirma. Além disso, o fígado é responsável por produzir a bile (ou suco biliar) que atua na digestão de gorduras como se fosse um detergente.

4 Gengibre

O gengibre ajuda na secreção da bile, que é feita pela vesícula biliar.

Vimos em catracalivre