Conheça o kit de coleta para exames que salva vidas e custa R$3

Um revestimento plástico para assentos sanitários que parece comum, mas que tem ajudado a salvar vidas. A invenção que já ganhou farmácias e hospitais de ponta, como o Albert Einstein, em São Paulo, substitui o habitual potinho na hora de coletar amostras biológicas. A vantagem é que além de garantir conforto, o dispositivo evita contaminação tanto das amostras quanto do paciente.

Batizado de ColOff®, o produto venceu o Braskem Labs, programa de aceleração de startups que procurou os projetos mais inovadores de impacto social..

A ideia do ColOff® nasceu depois de uma necessidade da instrumentadora cirúrgica Carolina Fagundes. Com a mãe enfrentando um câncer colorretal, ela percebeu a falta no mercado de um dispositivo que facilitasse a coleta de urinas e fezes e, no início, improvisou cortando sacos plásticos esterilizados em casa.

“A questão de empreender nesse projeto, foi um pedido da mãe dela. Antes de falecer, ela falou para filha patentear a invenção que tanto a ajudou para que pudesse ajudar outras pessoas também”, revela Eliezer Machado Dias, idealizador do projeto juntamente com Carolina.

Hoje, o coletor é feito de plástico biodegradável e descartável e existem duas versões à venda, uma para farmácias e outra para o mercado hospitalar. Nas farmácias é possível encontrar o produto no valor de R$3. “Nosso sonho é realmente ver as pessoas se beneficiando das inovações. O que seria das inovações se as pessoas não pudessem utilizar?”, questiona Eliezer.

Vimos em https://catracalivre.com.br

Falando sobre isso

Leave a Reply