Consumidores acusam Ruffles de racismo por rótulo de batata sabor feijoada

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recebeu algumas denúncias de consumidores contra a multinacional Pepsico. A empresa é responsável pela marca de batata frita Ruffles.

Tudo começou quando a Ruffles lançou três novos sabores – feijoada, calabresa e burritos – e fez uma campanha publicitária para saber qual deles deve continuar a ser vendido. Cada rótulo contém uma espécie de “garoto-propaganda”. No caso da versão feijoada, um homem negro diz, em um balãozinho: “vote no meu sabor”.

ruffles calabresa burritos feijoada 01

Segundo os consumidores, há racismo na embalagem da Ruffles sabor feijoada por associar o homem negro ao prato em questão. Com isso, algumas denúncias foram recebidas pela Conar.

Contudo, de acordo com informações do blog Gente Boa, do site do jornal O Globo, o caso não foi adiante. Conselheiros do Conar afirmam que não há racismo na embalagem em questão. “Está na hora de deixarmos os exageros de lado e praticarmos o bom senso na avaliação do comportamento que envolver preconceito”, escreveu o relator do órgão.

A título de curiosidade, a votação foi encerrada e o sabor calabresa foi o vencedor. Dessa forma, esta será a opção comercializada no Brasil.

Falando sobre isso

Leave a Reply