Cozinha americana: conheça vantagens, desvantagens e curiosidades

Saiba quais são os prós e contras da cozinha americana antes de começar a reforma em casa

Cozinha americana: vantangens, desvantagens e curiosidades do modelo

A cozinha americana é o modelo recordista de pedidos aos pedreiros. Mas antes de começar a reforma na sua casa, conheça as vantagens, desvantagens  e curiosidades desse tipo de cômodo e analise se ele atende suas necessidades.

Os 3 tipos de cozinha americana

Cozinha americana: conheça vantagens, desvantagens e curiosidades

Totalmente integrada
Neste caso, são eliminadas todas as paredes da cozinha que fazem divisa com a sala. Uma mesa separa os dois ambientes e passa a ser usada em todas as refeições.

 

Cozinha americana: conheça vantagens, desvantagens e curiosidades

Parcialmente integrada com marcenaria
Semelhante ao modelo anterior, tem uma divisão feita com um balcão de madeira. Sob o móvel ficam banquetas, usadas para refeições rápidas.

Cozinha americana: conheça vantagens, desvantagens e curiosidades

Parcialmente integrada com alvenaria
Modelo mais comum de cozinha americana, a separação se dá por um balcão construído em alvenaria, com um tampo em granito.

Vantagens
· Dá a impressão de casa maior.
· Promove a integração, uma vez que a pessoa que estiver preparando a refeição consegue conversar com os amigos ou assistir à TV.

Desvantagens
· Deixa a sala cheirando a gordura.
· Diminui consideravelmente o espaço para armários na cozinha. Em muitos casos, você ficará apenas com o gabinete sob a pia.

Leia antes de quebrar
· Chame um mestre de obras para avaliar o local correto da abertura.  Apartamentos feitos com a técnica de alvenaria estrutural não permitem aberturas nas paredes. Nesse caso, não será possível integrar os ambientes nem fazer a cozinha americana.

· Muitas casas antigas foram construídas em etapas. Por isso, é difícil conhecer o local exato de vigas e pilares, responsáveis pela sustentação das paredes e laje, o que também inviabiliza a construção desse tipo de cozinha.

· No caso de apartamentos construídos nos últimos 15 anos, vale observar o manual do proprietário, recebido na hora da entrega das chaves. A possibilidade de abertura da parede da cozinha estará descrita nesse documento. Confira tudo direitinho para não ter dor de cabeça depois da obra.

Dicas espertas de decoração
Como você terá um único cômodo para receber os amigos e cozinhar, todos os elementos de decoração devem seguir um mesmo padrão de cor e acabamento. “Eletrodomésticos pretos ajudam na integração visual dos dois cômodos”, sugere Felipe Garcia, arquiteto e gerente de produto da construtora Living. Para aumentar a sensação de espaço, opte pelo mesmo piso na sala e na cozinha. Também vale caprichar na iluminação dos dois ambientes.

vimos em:mdemulher

Falando sobre isso

Leave a Reply