Cravo-da-índia: um remédio natural que será bem proveitoso para você!

Quer combater fungos das unhas e micoses? Aromatizar a sua casa? Saiba que cravo-da-índia é a resposta natural! Aprenda aqui três formas de usar as suas qualidades terapêuticas!

Será que conhece bem o cravo-da-índia? Ele é composto por óleos essenciais, sendo que um deles, o eugenol, tem um poder antisséptico, analgésico e estomacal. Uma vez que o cravo-da-índia é muito benéfico, vamos divulgar três receitas incríveis que levam o óleo deste ingrediente na sua composição.

Benefícios e propriedades

Na verdade, este óleo é bem acertado para a aplicação em unhas fracas e evita manchas esbranquiçadas, micoses na unha e frieiras. Mais, tem propriedades analgésicas, antissépticas, antifúngicas, antibióticas, antiparasitárias, antivirais e anti-inflamatórias. Para a receita, que é mesmo bem fácil, somente vai precisar de dois ingredientes. Veja como se faz!

Receita de óleo de cravo-da-índia

Ingredientes:

  • azeite extravirgem de oliva: 200 ml;
  • cravo-da-índia: 30 gramas;

Preparação:

  1. Junte ambos os ingredientes numa panela e leve-os a banho-maria durante uma hora.
  2. Depois, aguarde que amorne, filtre e conserve num frasco de vidro lavado e bem seco.

Também queremos que você aprenda a fazer o extrato de cravo-da-índia, que pode ser utilizado para dar um fim em traças e fungos. Porém, se o juntar a água ou a álcool, terá um aromatizante natural muito bom. E ainda, caso o misture com água, resulta num antisséptico bucal.

Receita de extrato de cravo-da-índia

Ingredientes:

  • cravo-da-índia: 1 colher de sopa;
  • álcool de cereais: 1 litro;

Preparação:

  1. Faça a junção dos dois ingredientes e deite o preparado num frasco de vidro escurecido.
  2. Conserve o extrato durante cinco meses e, depois, filtre a mistura e ponha, de novo, no vidro escuro.

Por fim, vai também aprender a fazer a tintura.

Receita de tintura de cravo-da-índia

Ingredientes:

  • cravo-da-índia: 50 gramas;
  • álcool etílico: 1 litro;

Preparação:

  1. Deite o cravo num litro de álcool etílico ou outra solução bastante alcoólica, como brande, cachaça, rum e aguardente.
  2. Aguarde que descanse.
  3. No prazo de sete dias pode aplicá-la.
  4. Não se preocupe em filtrar. Esta mistura conserva-se alguns anos.

Outras dicas

Na verdade, você pode usar esta tintura para tratar micoses e outras infecções cutâneas, dores de dente e inflamações digestivas, na garganta ou estomacais. Sempre que sofrer com prisão de ventre, junte algumas gotas desta tintura e uma pequena porção de óleo vegetal e deite esta mistura na barriga, com gestos circulares da direita para a esquerda (sentido do relógio).

Em caso de dores, você pode igualmente misturar a tintura de cravo-da-índia com óleo vegetal, creme ou bálsamo e aplicar em partes do corpo que doam, recorrendo a massagens. Para aplicação interna, tome uma a duas gotas acrescentadas numa colher bem cheia de água. Faça-o até três vezes diárias, de forma a deixar de sentir os sintomas.

Tem em sua posse três métodos excelentes para usar cravo-da-índia em proveito para a comodidade do seu bem-estar e do ambiente que o rodeia.  Por isso use-as sem medo! Esta é a nossa recomendação!

Vimos em dicasonline

Falando sobre isso

Leave a Reply