Crise de dor nas costas ou inflamação? Gelo ou calor?

Quando um tecido biológico é sobrecarregado ou lesionado o suficiente para comprometer o seu funcionamento normal, seu corpo desencadeia um reflexo inconsciente. Esse processo chama‑se inflamação e existe para ajudar curá‑lo o mais rápido possível.

A circulação sanguínea local aumenta com o intuito de levar nutrientes para os músculos e outros tecidos, além de exterminar as biotoxinas depositadas no local.

Por isso, quando temos inflamação, o local parece quente e avermelhado. A maioria das vezes também há sintomas como dor, adormecimento ou formigamento (parestesia).

Nesse momento, muitas pessoas optam por aplicar calor no local, seja uma ducha de água quente, seja uma bolsa térmica, seja uma pomada que aqueça a região, pensando que vai aliviar.

No entanto, nisso tudo, há um equívoco.

Gelo

O gelo sempre deve ser aplicado nessas situações, pois é anti‑inflamatório e analgésico natural, ou seja, auxilia na redução do inchaço e diminui o fluxo sanguíneo, diminuindo a inflamação e contribuindo no alívio da dor.

Coloque o gelo dentro de uma toalha ligeiramente molhada ou use uma compressa de gel.

Nos primeiros momentos, a sensação é desagradável, mas não deixe que isso o desestimule.

Essa estratégia serve somente para diminuir a inflamação e reduzir a dor momentaneamente. Lembre-se de que a causa principal sempre deve ser detectada o mais rápido possível.

A atividade que agrava a condição também deve ser evitada enquanto o problema estiver sendo retificado.

Na coluna, as regiões que costumam inflamar e requerem gelo são: pescoço (especialmente quando estiver irradiando dor ou adormecendo os braços), coluna dorsal (especialmente quando uma costela está subluxada, às vezes causando dor forte irradiando para o peito, braços ou ombros) e coluna lombar, articulação sacroilíaca e músculo piriforme no glúteo (que frequentemente irradiam dor ciática para a perna).

Se o episódio for traumático, uma consulta com seu quiropraxista deve ser feita logo, para devolver o funcionamento normal da articulação.

Somente gelo (jamais calor) deve ser aplicado enquanto a lesão estiver na fase aguda, ou seja, do primeiro dia da inflamação até seis semanas depois, dependendo da região do corpo atingida.

No entanto, enquanto estiver entrando na fase semicrônica ou crônica, a aplicação de calor pode ajudar bastante.

Se você não tem certeza de que fase está, não o use, até que seja aconselhado por um profissional da saúde, pois calor aplicado em uma região de inflamação aguda resultará em mais inflamação, mais dor e, consequentemente, mais tempo para se recuperar; e a região da lesão pode parecer vermelha e produzir calor.

Como aplicar o gelo

  • 20 minutos com gelo;
  • 20 minutos sem gelo;
  • 20 minutos com gelo;
  • 1 hora sem gelo;
  • 20 minutos a cada hora depois disso.

Calor

O calor funciona de forma oposta ao gelo. Ele estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo maior entrada de sangue, aumentando o fluxo sanguíneo, a nutrição e a recuperação da região.

No caso do músculo cronicamente contraído, o fluxo sanguíneo diminui e, consequentemente, os nutrientes e fatores biológicos necessários para combater a contratura não conseguem chegar ao local. Um círculo vicioso começa e isso pode resultar em um músculo doente por muitos anos.

O uso do calor nesse caso ajuda rápido, relaxando a contratura e diminuindo muito a dor. Mas, assim como o gelo, esse método não é a solução, devendo ser usado como uma maneira para facilitar o ajuste quiroprático ou outras modalidades que retifiquem o problema principal, aquele que causou a contratura.

Lâmpadas de infravermelho encontradas em algumas lojas ortopédicas são mais caras e menos eficazes. Além disso, tome cuidado! Não as deixe perto demais da pele, pois podem queimá-lo rapidamente.

Em temperaturas frias, há uma contração maior do músculo e a possibilidade de sua coluna travar aumenta. Vista um casaco a mais para manter‑se aquecido e não sentir frio.

Não deixe espaço entre a camisa e o agasalho, vista roupas mais apertadas para evitar a entrada do frio.

Aprenda a aplicar o calor

  • compressa aquecida no micro‑ondas;
  • bolsa cheia de água quente;
  • pomadas esportivas que, apesar do cheiro forte e até desagradável, podem ser úteis no alívio da inflamação leve ou dor.

Vimos em http://saudejasongilbert.com

Falando sobre isso

Leave a Reply