CUIDADO VOCÊ PODE ESTAR LEVANDO CHUCHU POR CEREJA

Muita gente não sabe, mas você já deve ter experimentado um chuchu ao invés de uma cereja. É isso mesmo, para baratear o custo de uma receita, muitas padarias e confeitarias trocam a legítima cereja em caldas por chuchu.

O “truque” acontece da seguinte forma: bolinhas de chuchu são embebidas em groselha, que dá todo esse “tom” de cereja fresquinha. Como o chuchu é praticamente sem gosto, é muito fácil ele ter qualquer sabor que você queira.

E como saber se você está brigando pelo chuchu do bolo ou pela autêntica cereja? As cerejas têm caroços, então se você comer uma suposta cereja com caroço ela com toda certeza é original.

Mas calma aí, você pode estar se perguntando: Então todas as cerejas em calda sem caroços são fakes? NÃO! Existem as autênticas cerejas marasquino, que são cerejas preservadas e adoçadas que normalmente são sem caroços, essas sim são cerejas de verdade.

Então a melhor forma de constatar a autenticidade da cereja é observar se nela têm um buraco onde ficava o caroço. Você também pode olhar o rótulo do pote, nele têm que constar se são cerejas ou chuchu, caso o contrário o fornecedor pode acabar em cana e ainda pagar uma multa de R$ 3 milhões.

cereja-em-calda

Ficou com vontade de fazer a sua própria cereja chuchu em calda? A revista Super Interessante fez a seguinte receita e disse que realmente funciona! Confira:

  1. Cozinhe o chuchu até ficar al dente. Em seguida retire bolinhas do legume com um instrumento chamado “boleador”.
  2. Jogue as bolas em água com cal virgem culinária, que deixa a comida firme por fora e macia por dentro. Desligue ao ferver e espere 3 horas.
  3. Despeje as bolinhas em calda quente de groselha. Deixe no fogo brando. Quando descerem, apague o fogo e retire-as da calda.
  4. Jogue um copo de açúcar na calda e ferva-a. Despeje as bolinhas e apague o fogo. Quando a calda esfriar, acrescente licor marasquino.

Falando sobre isso

Leave a Reply