As emoções dos pequenos se percebem quando sentem prazer ou angústia em situações diferentes. Por isso, em nosso site de Saúde, você pode conhecer certas curiosidades sobre o desenvolvimento emocional do bebê e como este se mostra diante de diferentes situações.

Curiosidades Sobre O Desenvolvimento Emocional Do Bebê:

Quanto às curiosidades sobre o desenvolvimento emocional do bebê, você deve saber que um bebê bem alimentado, com sono e confortável será muito tranquilo, mas esta situação muda quando está com fome, se sente desconfortável ou tem uma fralda molhada.

À medida que se desenvolve o cérebro de um bebê, sorrirá quando gostar de alguma coisa e sentirá entusiasmo com as pessoas, brinquedos e alimentos, mas também te fará saber que é infeliz, se você faz algo que ele não gosta ou está cansado.

Os bebês não têm quase nenhuma capacidade de controlar suas emoções, por isso às vezes se vêem sobrecarregados, inclusive com coisas que normalmente os fazem se sentir bem, então precisa da sua ajuda para se sentir confortado.

Como Um Bebê Expressa Suas Emoções:

Você está curioso para saber como um bebê expressa suas emoções? O pequeno te dará indicações para te dizer como se sente:

  • Quando está em silêncio, com olhar relaxado, com interesse, intensamente e sorri, quer dizer que ele gosta.
  • Quando coloca suas mãos para cima, se vira, se encontra tenso, fecha os olhos, faz rugas com o nariz ou os lábios, ou se queixa, quer expressar que não gosta e não se sente confortável, por isso se deve mudar de atividade ou deixar descansar o bebê.
  • Quando as necessidades são urgentes, como estar com fome ou com dor, o bebê fará você saber com sua maneira especial, talvez chorando, gritando, gemendo, ou com uma linguagem corporal desesperada. Com o tempo você aprenderá a reconhecer esses sinais.
  • Às vezes, o bebê te buscará e irá rastejando até você e inclusive vai chorar, por isso você consolá-lo, especialmente quando está doente, ou sofre de dor ou desconforto, já que se sentirá reconfortado.

Que outras curiosidades sobre o desenvolvimento emocional do bebê você conhece?