Deixe o seu alho descansar por 45 dias. Quando ele estiver completamente preto, está pronto para ser utilizado.

O alho é o item chave de muitas cozinhas ao redor do mundo. Várias das suas receitas preferidas não seriam as mesmas sem estes bulbos brancos. Mas você já ouviu falar de alho negro (ou alho mágico)? Ele tem tudo o que nós amamos a respeito do alho branco, mas vai ainda mais além.

Mesmo que possa parecer, o alho negro não é um tipo especial de alho. É a mesma coisa que você compra em qualquer mercado.

Um processo de fermentação que dura 45 dias transforma a cor e o aroma deste alimento. É importante armazenar o alho em uma temperatura entre 45-70ºC para que a mudança de cor ocorra. O sabor também irá ficar levemente adocicado e vai lembrar um pouco vinagre balsâmico. Você pode tentar fazer em casa, mas é necessário acompanhar o processo de perto, e de calor. É bem mais fácil se você puder comprá-lo de uma fonte confiável.

Você deve se perguntar de onde veio esta tradição. O alho negro tem sua origem na Ásia. Ele tem sido considerado um produto fino na China, Coreia e Japão por séculos. Esta delícia foi lentamente encontrando espaço na Europa e na América do Norte pelo comércio e pela cultura culinária. Ele já é uma parte importante da cozinha espanhola, e está ganhando cada vez mais popularidade em outros lugares.

Propriedades impressionantes do alho negro:

1. Carga de proteína

O alho negro realmente se destaca em termos de proteína. Um único dente tem a mesma quantidade de proteína do que uma cabeça de alho branco. O processo de fermentação aumenta o conteúdo proteico, fazendo dele um alimento fantástico para atletas.

2. Diga adeus ao mau hálito

Todos nós já passamos por isso: nossas mãos fedem após cortar alho, e se você pegou pesado comendo alho na noite anterior, seu corpo emana o cheiro por umas boas 24 horas. Isso não acontece com o alho negro. Seu aroma é notoriamente mais fraco, mantendo o seu hálito e sua pele frescos.

3. Uma ajuda na saúde

Similar ao branco, o alho negro tem propriedades inflamatórias, impulsiona o sistema imunológico e é saudável para a digestão. O alho também é benéfico para a circulação, tem grande fonte de vitamina C e uma série de outras boas enzimas.

Aonde eu posso encontrá-lo?

O alho negro é normalmente encontrado em lojas de produtos asiáticos, assim como em lojas de produtos orgânicos e lugares especializados. Ou então, você pode encontrá-lo online.

Você pode usar o alho negro exatamente da mesma maneira como usa o branco. Apenas lembre-se de que o gosto é um pouco diferente. Se você tiver coragem de provar, não vai se arrepender, e o seu corpo e as pessoas ao seu redor irão te agradecer! Prove!

Vimos em naoacredito

Falando sobre isso

Leave a Reply