‘Destruir beleza de Grazi Massafera foi o maior desafio’, diz caracterizadora

Dayse Teixeira, responsável pela transformação da atriz em ‘Verdades Secretas’, detalha como tudo foi feito: ‘Cabelo foi o mais difícil.

Dayse Teixeira e Grazi Massafera (Foto: Reprodução/Instagram)
Dayse Teixeira e Grazi Massafera, já caracterizada para
‘Verdades Secretas’ (Foto: Reprodução/Instagram)

Grazi Massafera foi uma das atrizes que mais chamou a atenção em “Verdades Secretas”, que chega ao fim na noite desta sexta-feira, 25. Na pele da modelo viciada em crack Larissa, ela surpreendeu com sua representação e pela transformação que sofreu ao longo da trama, aparecendo praticamente irreconhecível nos últimos capítulos da novela.

Além de, claro, a interpretação incrível de Grazi, quem contribuiu para a história de Larissa ser o mais próximo possível da realidade foi Dayse Teixeira, caracterizadora da Globo há 19 anos, responsável por fazer a atriz ficar com o visual de uma viciada em crack. “A ideia era fazer tudo o mais próximo possível da realidade. Foi um trabalho em conjunto do figurino, cenografia, direção, todo mundo. Teve uma pesquisa muito bacana, toda a equipe, inclusive os atores, visitaram a Cracolândia (como ficou conhecido o local onde os viciados em crack se reúnem) em São Paulo. Lá vimos como era o mundo dos viciados, como conduziam seu dia a dia, o que a droga afetava neles, tanto no comportamento, quanto na aparência física”, explicou Dayse.

Dayse Teixeira e Grazi Massafera (Foto: Reprodução/Instagram)
Dayse Teixeira e Grazi Massafera
(Foto: Reprodução/Instagram)

“O cabelo foi o mais difícil”
Dayse contou que foram muitos detalhes para fazer Grazi incorporar Larissa e que a transformação foi aos poucos, a cada capítulo. “Não foi fácil. Começamos primeiro sujando os dentes, amarelando com maquiagem. Quando Larissa chega ao fundo do poço passamos a usar uma prótese dentária, com bastante tártaro, sujeira. No rosto e no corpo usamos maquiagens para criar uma espécie de melasma (pele manchada pelo sol), a sujeira no rosto e a expressão de cansaço. A boca maquiamos para parecer ressecada. Emagreci o rosto, o corpo, braços, tudo com maquiagem. As unhas também eram pretas, encardidas. Fizemos ela ficar com aparência de suja dos pés ao rosto”, detalhou a caracterizadora, destacando que eram utilizadas maquiagens de alta qualidade no processo: “Usamos os melhores produtos possíveis”.

Porém, para Dayse, a parte mais difícil foi deixar o cabelo de Grazi feio. “Porque é lindo, deslumbrante. Mas ela me ajudou muito, era capaz de ficar sem lavar o cabelo por dois dias só pela novela.  Comprei também um spray americano que colocava no cabelo dela, era do tom da raiz, pra poder tirar o loiro das pontas, além de deixar opaco, morto, eriçado. Era muito truque (risos)”, contou ela, que completou: “Destruir a beleza da Grazi foi um dos maiores desafios da minha vida profissional”.

Tudo isso era feito de 40 minutos a uma hora. “Tínhamos que ser rápidos, porque não era só a Grazi, tinha o Flávio Tolezani (que interpreta Roy) e mais de 230 figurantes”, disse Dayse.

“Grazi amou ter feito”
Dayse se emocionou ao lembrar a primeira vez que viu a Cracolândia retratada em “Verdades Secretas”. “Foi uma direção extraordinária. Quando vi tudo pronto, figurino, cenografia, comecei a chorar. Não parecia ser de mentira. As filmagens da novela a fizeram ser um documentário, porque mostra a realidade, de que droga é uma droga e que o Brasil está precisando de socorro. Grazi amou ter feito, pois sentiu aquilo de verdade. Tem muita Larissa na Cracolândia”, declarou.

Vimos em http://ego.globo.com

 

Falando sobre isso

Leave a Reply