Detox para as unhas

Esmaltes das mais variadas cores e texturas, apliques, glitter, pelúcia, adesivos, formatos variados, unhas postiças, unha em gel, unha em porcelana… A cada temporada, uma nova tendência é lançada, e os mais diversos produtos fazem parte da nossa rotina. Além de divertida, a forma como apresentamos nossas unhas também reflete nosso estilo e personalidade, e para muitas mulheres é inadmissível que suas mãos não estejam devidamente manicuradas e esmaltadas diariamente. Entretanto, tantas estripulias cobram seu preço: o excesso de produtos químicos acaba por enfraquecer as unhas, resultando em ressecamentos e quebras.
Pausa para respirar
Da mesma forma que nosso corpo requer um detox para se recuperar depois de um exagero alimentar, por exemplo, nossas unhas também são beneficiadas de uma desintoxicação. “A manicure frequente com o uso de substâncias químicas, como esmalte e acetona, altera a estrutura da lâmina ungueal. O “detox” seria um tempo para que a queratina da unha descanse desses danos e recupere brilho, textura e espessura”, explica a Dra. Fabiane Mulinari Brenner, dermatologista do Hospital VITA, de Curitiba.
Como é feito
A técnica é muito simples. A regra básica é: unhas naturais. Isso mesmo, nada de esmaltes ou outros produtos químicos durante esse período. “Basicamente, evite aplicar produtos químicos ou lixar a superfície das unhas. Corte-as – de preferência com cortador ou tesoura, sem lixar no comprimento”, ensina a dermatologista. Ela recomenda que nesse período você foque na hidratação das unhas, caprichando no uso de produtos hidratantes e lubrificantes.
“O detox das unhas pode ser feito semanalmente – a cada semana com esmalte dando um intervalo de 3 a 5 dias sem reaplicar o produto, ou idealmente ficando 2 a 4 semanas sem aplicar esmaltes”, orienta a especialista. Parece muito? Pense que se trata de um investimento na saúde das unhas, e unhas saudáveis são naturalmente mais bonitas.
Cuidados complementares
Além de fazer essa pausa para que as unhas se recuperem, a Dra. Fabiane dá outras dicas para manter as unhas saudáveis e bonitas:
– Evite remover as cutículas em excesso, pois elas protegem as unhas de infecções.
– Evite o uso de espátulas para limpar a parte debaixo da unha, prefira escovas suaves. A espátula favorece o descolamento da unha e a entrada de bactérias e fungos.
– Não lixe a superfície, somente a extremidade, e mantenha as unhas curtas.

Falando sobre isso

Leave a Reply