DICAS PARA MANTER A COLORAÇÃO DOS FIOS POR MAIS TEMPO

Saiba como manter a cor dos cabelos coloridos por mais tempo

Quando a mulher decide mudar a cor dos cabelos uma das principais preocupações dela é como manter os fios bem tratados e a tintura mais duradoura. Felizmente essas perguntas são fáceis de responder e os cuidados devem começar antes do processo de tintura.

Segundo Léa Mendes, colorista do Werner Dias Ferreira, antes de receber a tinta os fios precisam estar bem cuidados e hidratados. Se não, o melhor é conversar com seu profissional de confiança para saber qual tratamento é mais indicado fazer antes da coloração.

“Em casa você pode usar creme de tratamento pelo menos duas semanas antes de aplicar a tintura, pois o produto fornece nutrientes ao cabelo para deixá-lo mais saudável e resistente para receber a coloração”, orienta a Léa. “Com isso, o brilho é intensificado, o toque fica macio e a cor dura mais. Use uma vez por semana, no lugar do condicionador”, completa.

Se o seu cabeleireiro perceber que os fios estão mesmo danificados, a colorista recomenda usar o creme duas vezes por semana e fazer no salão algum tratamento de reconstrução capilar a cada 15 dias. “Somente depois que o cabeleireiro der o aval é que você deve tingir os fios. A mesma dica vale para quem fez alguma química forte recentemente, como alisamento ou relaxamento”, diz.

Na hora de aplicar a tinta, o ideal é fazer mechas aos poucos, principalmente se a mulher possui cabelos muito escuros. Se você ainda não sabe se vai optar por tonalizante ou tintura, Lea dá uma dica: “O tonalizante deixa o cabelo mais sedoso, enquanto a tinta resseca muito mais o cabelo.”

E na hora da lavagem, esqueça as linhas para cabelos oleosos ou secos e recorra aos específicos para cabelos tingidos (shampoo, condicionador, creme de tratamento e leave-in). Léa explica que eles ajudam a fixar a cor no fio e, ao mesmo tempo, combatem a aspereza e o ressecamento provocados pela química.

Além dos cuidados em casa, a colorista recomenda visitas periódicas – a cada 20 dias pelo menos – ao salão para a realização de tratamentos profundos de cauterização. “Eles vão repor as proteínas e os aminoácidos. O procedimento é recomendado principalmente quando se faz decapagem, já que o processo retira toda a queratina dos fios”, alerta. “Todos os tons de cabelos precisam estar sempre hidratados. Quanto mais hidratados eles estiverem, maiores serão a fixação e a durabilidade da cor.”

Léa também separou dicas especiais para cada tom de cabelo. Anote:

Loiros: esse tom requer um pouco mais de cuidados. Hidrate sempre os fios pelo menos uma vez por semana e faça um tratamento mais profundo a cada 20 ou 30 dias, dependendo da necessidade de cada fio. Duas sugestões são reconstruções e cauterizações para repor a massa capilar. Também faça uso contínuo de produtos indicados para loiros (específicos para casa tipo de cabelo).

Pretos e castanhos: os cabelos de tons escuros, ao contrário do que muita gente pensa, também merecem cuidados especiais. Para que eles não desbotem e fiquem frágeis e quebradiços é necessário tratá-los com produtos específicos. Uma dica: usar tonalizante da mesma cor do cabelo é interessante para dar brilho ao fio naturalmente escuro.

Cabelos ruivos, acobreados e vermelhos: evite lavá-los com água a temperaturas altas, pois isso ajuda no desbotamento da cor. Use sempre shampoos para cores delicadas, mantendo os fios hidratados antes e depois da coloração para maior durabilidade da cor.

Falando sobre isso

One comment

  1. adorei essas dicas,pois eu pinto o meu cabelo sempre de ruivo e não sei como devo cuida-lo.

Leave a Reply