Dieta da fertilidade” ajudaria mulheres a engravidar: como funciona? É garantido?

Se você já sente o relógio biológico emitindo alertas e percebe que está em um bom momento para engravidar, mas as tentativas com seu parceiro não estão surtindo efeito, saiba que, antes de apostar em tratamentos complexos, você pode começar a realizar mudanças no cardápio que turbinariam suas chances de fertilidade.

Estudos já comprovaram que a alimentação promove grande impacto na fertilidade em diversos aspectos. Sabe-se, por exemplo, que a obesidade pode reduzir em 50% as chances de uma mulher engravidar e, de acordo com órgãos norte-americanos, cerca de 12% dos casos de infertilidade são decorrentes de mulheres abaixo ou acima do peso considerado normal.

6 alimentos que toda mulher deveria excluir na gestação: nutricionista das famosas explica

Estudada desde os anos 70, a chamada Dieta da Fertilidade pode ser considerada uma das alternativas mais naturais para aumentar as chances de engravidar, já que, na teoria, é capaz de aumentar a ovulação e melhorar a qualidade dos óvulos. O programa, claro, não pode ser encarado como garantia infalível, pois diversos fatores influenciam o processo, mas pode sim ser uma aposta saudável para mulheres.

Como funciona a Dieta da Fertilidade

O principal objetivo do programa alimentar que aumentariam as chances de engravidar é eliminar do cardápio alimentos que prejudicam o bom funcionamento do organismo. A dieta é realizada em 10 etapas que precisam ser obedecidas ao mesmo tempo:

  1. Aumento do consumo de alimentos integrais, como massas e pães.
  2. Trocar o tradicional óleo vegetal por óleo de canola ou azeite de oliva.
  3. Eliminar do cardápio alimentos industrializados, gordura trans e refrigerantes.
  4. Fazer uso de grupos de vitaminas ricos em ácido fólico.
  5. Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite e iogurte, pelo menos em uma dose por dia.
  6. Manter o organismo hidratado através do consumo regular de água.
  7. Reforçar o cardápio com alimentos ricos em ferro, legumes e frutas.
  8. Abandonar o consumo de bebidas alcoólicas.
  9. Diminuir a ingestão de café e bebidas ricas de cafeína.
  10. Praticar exercícios físicos regularmente.

Além de ser considerada indicada para mulheres que desejam engravidar, a Dieta da Fertilidade ainda pode ser seguida por qualquer pessoa que pretende adotar uma alimentação mais saudável, já que melhora o organismo, ajuda na perda de peso e é considerada uma das 5 melhores dietas do mundo para se comprometer.

Vimos em Bolsa de mulher

 

 

Falando sobre isso

Leave a Reply