Dieta dos pontos para a vida toda

Conheça o plano alimentar que regula o consumo de calorias por dia e promete eliminar até 4 kg em 1 mês

Pensar em dieta como um período de sacrifício e restrição dos alimentos favoritos é uma ideia bastante equivocada, segundo Renata Bressan, nutricionista do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).
A palavra dieta, na verdade, tem origem grega “diaita” e significa modo de vida. Desta forma, devemos associá-la à uma manutenção de vida saudável, mas sem restringir nenhum tipo de alimento e sem ter data para acabar.
Pensando nisso, Alfredo Halpern, médico endocrinologista, criou a Dieta dos Pontos, em 1966. O objetivo é atribuir pontos para cada alimento de acordo com o tamanho da porção e seu valor calórico.
O primeiro passo para aderir à essa dieta é consultar um especialista. Renata explica que os pontos diários de cada indivíduo são calculados dependendo do peso, altura, idade, sexo, nível de atividade física e objetivo (perda ou manutenção de peso). “No consultório utilizamos um exame chamado calorimetria indireta para avaliar o metabolismo real e determinar o valor de pontos com maior especificidade”, esclarece.
Depois de saber quantos pontos pode consumir por dia, é preciso ser disciplinadae anotar tudo. “Recomendamos que a pessoa não some os valores ao final do dia, mas sim durante, pois é mais fácil administrar os pontos sem ultrapassá-los”, explica Renata.
Embora uma das maiores vantagens desta dieta seja o fato de não restringir nenhum tipo de alimento, Patrícia Ramos, nutricionista coordenadora do Hospital Bandeirantes, explica que é preciso ficar atenta a qualidade dos alimentos consumidos. Muitas vezes, as pessoas se limitam a quantidade correta de pontos, porém, consomem alimentos de baixo valor nutritivo, como doces e produtos industrializados.
Por isso ela reforça a necessidade de um acompanhamento profissional para ajudar na reeducação alimentar. “Assim, o individuo será orientado sobre a importância dos nutrientes e como montar o prato que contemple todos os nutrientes”.
Um dos benefícios da dieta dos pontos é passar a se alimentar de maneira mais consciente, conta Bressan. Quem segue a dieta começa a prestar mais atenção aos alimentos ofertados e escolhidos, ter refeições tranquilas, comer devagar, mastigar e saborear os alimentos.
Contudo, para dar resultado – perda de 2 a 4 kg por mês – é importante planejar e organizar a lista de compras em casa antes de ir ao supermercado, praticar atividade física, e claro, jamais abandonar a reeducação alimentar.
Vimos em http://arevistadamulher.com.br/

Falando sobre isso

Leave a Reply