É inchaço ou gordura? Teste rápido ajuda a identificar retenção de líquido ou quilos extras

Para reduzir medidas é preciso combater a retenção de líquido e evitar o aumento de gordura. Incômodos comuns que elevam o peso, o inchaço e a gordura localizada são problemas diferentes que podem ser identificados por meio de um teste simples.

O que é retenção de líquido


A retenção de líquido pode elevar o peso em até três quilos

Causado por desequilíbrios hormonais, consumo frequente de alimentos ricos em sódio, uso de alguns medicamentos e outras alterações no corpo, o inchaço é um acúmulo de líquido nos tecidos periféricos.

De acordo com a nutricionista Evelin R. Siqueira, da Clínica Dr. Família, a retenção de líquido afeta principalmente algumas regiões do corpo, como pés, barriga, pernas, tornozelos e mãos. A especialista afirma que o inchaço pode aumentar o peso corporal em até três quilos.

O que é gordura localizada

Resultado do sobrepeso, a gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em algumas regiões do corpo, como abdômen e quadril. Segundo Evelin, o aumento de tecido gorduroso é reflexo de má alimentação e do sedentarismo.

Inchaço ou gordura

Para saber se a alteração na balança ou nas medidas é consequência do aumento de gordura ou da retenção de líquido basta fazer um teste caseiro simples e rápido.

O teste simples é feito em poucos segundos

Segundo Evelin, o segredo é, com os dedos em pinça, apertar a pele da região em questão por apenas dois segundos e observar. Se a marca do dedo permanecer durante três segundos, é sinal que há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, o aumento de gordura é o problema.

“Para fazer uma avaliação detalhada da composição corporal, indico um exame chamado Bioimpedância, que identifica a quantidade de massa magra, gorda e de quantidade de água dentro e fora das células”, explica ela.

Vimos em http://www.bolsademulher.com

Falando sobre isso

Leave a Reply