“É só uma gripezinha”: saiba o que pode acontecer se você não tratar

Bastante comum, especialmente em dias mais frios, gripes podem muitas vezes ser ignoradas e medicadas com simples analgésicos, sem sequer uma consulta médica. É preciso saber, no entanto, que aquela “gripezinha” banal pode acarretar em graves consequências se não for corretamente tratada.

Complicações de gripe não curada

Pode parecer assustador, mas uma aparente gripe banal pode oferecer grandes riscos à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. Quando não tratada, a doença pode provocar inflamação das vias aéreas com secreção que apresenta sangue, pneumonia viral, que pode matar em menos de 48 horas, pneumonia bacteriana, encefalite, que pode provocar confusão mental, miocardite e mitose, ou seja, inflamação dos músculos.

Como saber se é gripe ou resfriado?

Como os sintomas são bastante parecidos, nem sempre é simples diferenciar gripe de resfriado. Para tirar a dúvida, especialistas indicam prestar atenção à chamada “regra do pescoço”. Se os sintomas estão todos localizados acima do seu pescoço (nariz entupido, garganta inflamada, dores de cabeça), você provavelmente está apenas com um resfriado.

Por outro lado, se você apresenta um quadro de febre, congestão no peito e pulmões, ou mesmo sentir dores por todo o corpo, provavelmente é um sinal de gripe, bronquite ou outra doença mais grave que deve ser investigada por um médico.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply