Entenda a síndrome que seria a causa dos problemas de saúde do cantor Lucas Lucco

O cantor e ator Lucas Lucco fez recentemente um desabafo em sua conta no Instagram que deixou seus fãs e seguidores preocupados. De acordo com sua publicação, ele estaria com dificuldade em realizar tarefas simples de sua rotina agitada. Desde então, surgiram especulações sobre a saúde do famoso e a causa mais comentada para sua instabilidade emocional seria uma síndrome comum. Entenda toda a história a seguir.

Problemas de saúde de Lucas Lucco

Na última semana, o cantor Lucas Lucco publicou em seu Instagram um texto falando sobre sua necessidade de remédios para dormir, voar e cumprir outras diversas tarefas de sua rotina e ainda sobre a dificuldade de estar longe da família em uma cidade grande:

“Eu poderia fazer uma nota de esclarecimento como todo artista faz quando não comparece a um show. Quero falar sobre o que a maioria não vê e deixar um pouco de lado o “artista” Lucas Lucco e falar como Lucas. Ontem aconteceu a gravação do DVD da FS produções, em Curitiba, com a participação de vários grandes artistas com quem eu tenho a honra de trabalhar. Eu saí de casa ontem chorando muito sem motivo específico, deixei meus pais preocupados e não quis dizer nada. Fui em direção ao aeroporto e no caminho começou a chover forte. Não existia condições pra voar. Mas o pior, não é isso. O pior, tá dentro de mim. Uso remédios pra conseguir voar, uso remédios pra dormir, pra acordar, pra me manter calmo, pra conseguir ficar dentro de um hotel… Eu saí de Patrocínio interior de Minas Gerais e eu ainda não aceitei que eu não sou mais aquele menino do interior. São mais de 3 anos sem praticamente ter um momento pra mim e pra minha família. Hoje eu moro numa cidade grande, não vejo meus familiares há um ano, minha avós, meus avôs… E vcs sabem, nenhum deles é eterno. E isso martela na minha cabeça o tempo todo. Me sinto distante de Deus mesmo falando com ele diariamente como sempre fiz. Desenvolvi síndromes, saudade acumulada, medo acumulado, trabalho acumulado… E meu coração e minha cabeça só ficam em paz quando eu estou cantando no palco, gravando as cenas da novela ou em casa com minha família. Eu amo o que faço mas essas coisas que surgiram em mim estão me deixando muito triste. Peço desculpas a todos, de coração, lamento muito, aos profissionais envolvidos, aos fãs e ao público de Curitiba. Com certeza foi um dvd lindo! Estou lutando pra reverter esse quadro o mais rápido possível, tenho fé! Um beijo. Fiquem com Deus.”

O depoimento veio logo após a ausência do cantor em uma gravação de DVD da FS produções, em Curitiba, com outros famosos.

Lucas Lucco teria síndrome do pânico

Depois do desabafo nas redes sociais, começou a especular-se que o problema de saúde de Lucas Lucco seria síndrome do pânico

De acordo com declaração da colunista Fabíola Reipert no programa Balanço Geral SP, da TV Record, a causa dos sintomas sentidos pelo cantor seria a síndrome do pânico. Nem Lucco, nem a assessoria do famoso confirmaram essa informação até o momento.

O que é a síndrome do pânico?

A síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade marcado por crises súbitas de medo intenso acompanhadas pela crença de que algo ruim está para acontecer. Esses episódios podem acontecer em qualquer momento e geram fobias, pois o indivíduo identifica as situações que desencadeiam as crises e passa a evitá-las.

A doença é comum, mas muitas pessoas não conseguem identificá-la ou mesmo têm vergonha de contar como se sentem. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e minimiza o sofrimento do paciente e da família, pois o transtorno afeta a rotina e a vida de todos ao redor.

Sintomas

A psicóloga e psicoterapeuta Fátima de Camill, especializada em síndrome do pânico, explica que, de uma maneira geral, os sintomas da síndrome se parecem às reações de um susto: as mãos transpiram, as pernas tremem, o coração palpita e a boca seca. Náusea, taquicardia, tontura, falta de ar e sensação de sufocamento também são bastante comuns. Essas sensações fazem parte da chamada “reação de fuga”, mas, no caso da síndrome do pânico, ocorrem frente a situações corriqueiras.

Outro sintoma comum é o sentimento de despersonalização: a pessoa se sente fora da realidade e distante de si e sente medo de morrer ou enlouquecer. Em casos assim, muitos não saem de casa, pois esse é o único lugar em que se sentem seguros.

Crise de pânico

Cada episódio de crise tem duração média de 5 a 30 minutos e envolve uma descarga de adrenalina acompanhada de sensações como o medo de morrer.

Causas da síndrome do pânico

Estresse, traumas e insatisfações mantidos por anos costumam ser os fatores responsáveis pela doença, que encontra a gota d’água em um ou outro episódio de maior tensão. Segundo a especialista, as pessoas com síndrome do pânico tendem a ser perfeccionistas, têm dificuldade em dizer ‘não’ e tendem a acabar com raiva por não fazer ou viver o que desejam.

Tratamento

Quanto mais cedo diagnosticada a síndrome, menor o sofrimento do paciente e de sua família e maiores as chances de cura. Medicamentos antidepressivos são utilizados durante as crises, mas, para curar o medo, a terapia é indispensável. Ela ajuda o paciente a compreender a causa das crises acontecem e a lidar com seus desejos, sentimentos e emoções.

Vimos em Bolsa de Mulher

Falando sobre isso

Leave a Reply