Entenda quando um hematoma pode significar algo mais grave

Quando você leva um esbarrão ou bate em alguma coisa o local costuma ficar com manchas roxas? Você para e da importância ou nem olha? Sabia que essas manchas podem significar algo mais grave. 

Essas manchas roxas que aparecem quando nos machucamos são sangramentos que acontecem na pele ou nas camadas logo abaixo dela. É comum esses sangramentos aparecerem só após alguns dias depois, pois ocorrem em camadas mais internas da pele e depois escorrem para a superfície, tornando- se visíveis.
Essas manchas são classificadas em três tipos: petéquias (pontos vermelhos), equimoses (mancha vinhosa) e hematomas (grandes manchas roxas).

hematoma

 

As manchas podem surgir por problemas de coagulação ou por trauma local, normalmente não dizem nada grave, porém se elas surgirem sem causa alguma e vierem acompanhas de um sangramento no nariz ou na boca, febre ou dor ou ainda se for desproporcional ao trauma sofrido você deve procurar um hematologista.
Passar escova de cabelo, colocar bife ou batata no roxo não resolve, o sangue será reabsorvido pelo corpo naturalmente, o que pode amenizar é colocar gelo após ter sofrido o trauma e esperar.
A Púrpura Trombocitopênica é uma doença grave e tem como sintoma manchas roxas. Nesta doença o sistema imunológico não reconhece as plaquetas como parte do nosso organismo, produzindo anticorpos que atacam as plaquetas destruindo-as. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue, ajudando a interromper um sangramento em caso de ferimentos, o nível normal de plaquetas no nosso sangue varia de 200 a 400 mil.

Aryã Vassura

Por Bem Estar- Globo

Falando sobre isso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*