Esfoliar o rosto: melhor receita caseira, dicas profissionais, contraindicações e mais

esfoliação do rosto é um dos cuidados essenciais para manter a saúde da pele em dia, além de melhorar a aparência e deixá-la com mais viço. No entanto, é importante fazer isso adequadamente para garantir os resultados e não acabar danificando a pele. Nesse sentido, uma das principais questões a se atentar é de quanto em quanto tempo fazer esfoliação.

Pode esfoliar o rosto todo dia?

A esfoliação retira as células mortas da superfície da pele e estimula a renovação das células, o que ajuda a manter o tecido mais jovem. No entanto, fazer isso todos os dias pode causar o efeito contrário. Segundo o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro, “esfoliar o rosto todos os dias deixa a pele muito sensível e irritada, já que enfraquece sua proteção natural”. O ideal, explica, é realizar o procedimento no máximo uma vez na semana.

Como esfoliar o rosto: dicas profissionais

Segundo o dermatologista, um dos principais erros ao fazer esfoliação é não aplicar a força correta. “Não adianta passar um esfoliante sem fazer pressão, é preciso gerar um atrito do produto com a pele para ativá-lo e remover as células mortas”, explica.

Além disso, o tempo de esfoliação também é importante. “Não dá para esfoliar bem a pele em cinco segundos. É preciso ficar pelo menos um minuto, esfregando todo o rosto com movimentos circulares, aplicando pressão sobre ele”, ressalta o Dr. Alberto.

Na hora de escolher o esfoliante, vale se atentar ao seu tipo de pele. “Quem tem o rosto oleoso deve procurar produtos com ácido salicílico na fórmula, que é adstringente e ajuda a controlar a oleosidade. Já quem tem a pele seca, deve fugir desse componente”.

Esfoliante caseiro funciona?

O dermatologista explica que receitas caseiras de esfoliante até ajudam, mas sua ação é apenas física. “Esfoliar com grãos (como café, açúcar ou aveia) tem um efeito físico, por conta da fricção com a pele, mas tem pouquíssimo efeito químico, já que não esses produtos não contêm componentes capazes de retirar as células mortas mais profundas”, explica.

Receita de esfoliante caseiro

Para quem prefere utilizar produtos naturais para esfoliar a pele, a dica do dermatologista é misturar mel com açúcar e esfregar, com movimentos circulares. “Essa receita funciona melhor para esfoliar outras áreas do corpo, como pés e cotovelos, mas também ajuda a cuidar da pele do rosto”, afirma.

vimos em:bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply