Especialista ensina como acabar com a caspa de uma forma simples e sem precisar usar shampoo

A caspa é aquela famosa descamação do couro cabeludo. Segundo o portal G1, “é o nome popular que se dá para a dermatite seborreica. É uma doença inflamatória crônica, que pode descamar ou deixar o couro cabeludo avermelhado. 

É causada pelo desequilíbrio da quantidade de fungos e bactérias no couro cabeludo. Ela pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade.”

A recomendação em geral para o combate à caspa é o uso de shampoo anticaspa e a tomada de várias outras medidas de precaução. Mas nossa redação descobriu um jeito simples que pode te ajudar a reduzir a caspa no seu couro cabeludo.

mitos-e-verdades-sobre-caspa-e1468271953167

De acordo com a especialista Christine Symonds, para o bustle, é importante que você entenda que “o óleo do couro cabeludo é um grande culpado, quando se trata de caspa”.

Nos tempos de temperaturas baixas e em que a pele resseca bastante, o couro cabeludo costuma sofrer um pouco com essa variações do clima.

Em entrevista ao Bem Estar, a dermatologista Denise Steiner deu algumas dicas simples que podem te ajudar a prevenir e acabar com a caspa.

Ela conta que o ideal é, “na hora de pentear, começar a pentear pelas pontas e não levar o pente até a raiz, para não espalhar o condicionador“. Christine Symonds comenta que “para combater a caspa e manter a saúde do seu cabelo, você deve evitar lavagem excessiva” e lavar o cabelo sempre em água fria.

cabelo-mito-limao

E o item principal para ajudar a reduzir é o suco de um limão. Segundo Symonds, “o ácido nos limões trabalha para neutralizar os óleos do couro cabeludo e ao mesmo tempo nutre seu cabelo com vitaminas e antioxidantes.”

lavar-o-cabelo

A instrução é molhar alguns fios com o suco do limão minutos antes de tomar banho por 25 a 30 minutos e enxaguar em água fria.

Outra dica importante é você não tomar banho muito quente, não mexer, nem coçar a cabeça pois as unhas têm alta concentração de bactérias que podem piorar o estado da caspa. E evitar ao máximo o secador, pois ele não é indicado para quem passa por esse problema.

Falando sobre isso

Leave a Reply