Este homem tinha 28 anos e pesava quase 320 kg. Mas quando lhe pediram, ele publicou uma foto de si mesmo online. A reação das pessoas me deixou sem palavras.

Jesse Shand, de 28 anos, não era como a maioria das pessoas da sua idade. Sem carreira, sem namorada e sem hobbies, ele vivia recluso na casa de sua mãe. E com quase 320 kg, ele era obeso mórbido.

Ele não ousava mais sair de casa. Seu peso  tinha destruído sua autoconfiança e ficar em casa tinha feito ele ficar ainda mais pesado. Era um ciclo vicioso. Por isso, ele passava muito tempo online. MUITO tempo, e cada vez mais ele passava esse tempo descarregando sua raiva.

Um hábito que ele desenvolveu era o de fazer piadas e ridicularizar fisiculturistas, tentando até intimidá-los. De fato, ele era um “troll” clássico, alimentando controvérsias, debates falsos e assédio.

Se você já tiver lido a seção de comentários (ou, infelizmente, qualquer artigo ou discussão sem mediação em qualquer lugar online), você deve conhecer bem os trolls. Eles não estão lá por nenhuma razão construtiva, interesse ou preocupação. Eles não participam no aspecto online de sociedade e são, em sua maioria, definidos por suas intenções maliciosas.

Um fisiculturista que foi alvo de Jesse se perguntou por que esse cara tinha tanto ódio. Ele exigiu que Jesse mostrasse uma foto dele, já que ele estava sempre pronto para criticar os outros.

Então… Jesse mostrou.

O fisiculturista tomou uma decisão incrível. Em um desses momentos particulares de beleza e autenticidade no mundo virtual, ele não ofereceu gozações, mas ajuda. Ele desafiou Jesse a ficar em forma de novo.

Um monte de outras pessoas entrou na discussão e começou a encorajar Jesse para começar uma dieta e se exercitar. De repente, o que era desagradável (e que vinha do sentimento de desespero e desamparo de Jesse) se tornou uma comunidade sincera.

O apoio inesperado motivou Jesse pela primeira vez. Ele ficou determinado a mudar radicalmente o seu estilo de vida. Ele começou a frequentar a academia cinco vezes por semana e mudou completamente a sua alimentação. Funcionou! Devagar e sempre, ele perdeu uma quantidade incrível de peso.

Eventualmente, a sua massa corporal mudou tanto que ficou um excesso enorme de pele que precisou ser removido cirurgicamente.

A cirurgia custaria quase US$ 20 mil (aprox. R$ 70 mil).

Jesse pediu por ajuda para levantar o dinheiro e, passo a passo, o que era um sonho acabou se tornando uma possibilidade concreta.

“Agora, eu tenho tanta esperança pelo que o futuro me reserva. Eu poderia ganhar minha independência em breve, muito em breve. Neste momento, eu estou super emocionado. É um sentimento ótimo, eu não teria acreditado há alguns anos, e aqui estou fazendo algo que eu pensei que nunca conseguiria fazer na minha vida, e eu estou começando um novo trabalho na segunda”, relatou Jesse.

Ele também acabou compreendendo que suas “trollagens” tinham machucado algumas pessoas. Ele se tornou forte o suficiente para enfrentar as dores que ele tinha causado.

“Eu desperdicei tantos anos da minha vida, olhando para o passado agora, eu não estava fazendo nada produtivo e estava machucando outras pessoas.”

Mas hoje, graças à comunidade que escolheu não derrubá-lo, mas sim ajudá-lo a se levantar, Jesse foi capaz de encontrar um novo caminho para a felicidade. E agora ele quer dar essa felicidade de volta para o mundo inteiro.

Veja esta reportagem (em inglês) contando toda sua história:

Às vezes, todos nós precisamos da confiança dos outros em nós para mantermos a nossa própria autoconfiança. Não há apoio mais poderoso do que termos pessoas que acreditam em nós ao nosso lado. A forma inusitada que Jesse chegou a esse apoio é simplesmente incrível. Que isso aconteça com mais frequência!

Este é um site de noticias,curiosidades e tratamentos,ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply