“Eu urrava de dor”: Elizabeth Savalla precisou ficar na UTI por comer demais; entenda

Recentemente, a atriz Elizabeth Savalla, que vive Cunegundes na novela global “Êta Mundo Bom”, precisou ser internada na UTI após sentir fortes dores abdominais. O caso foi diagnosticado como intoxicação alimentar, mas há mais detalhes – e bem inusitados – a respeito do que aconteceu com ela.

O que Elizabeth Savalla teve?

Em entrevista ao jornal carioca O Globo, Elizabeth disse que começou a sentir dores abdominais depois de exagerar no consumo de um alimento. E quem nunca fez isso? “Comi uma grande quantidade de coco e o alimento ‘não fez a digestão’. Chegou uma hora em que eu urrava de dor. Fizeram uma tomografia e descobriram que o coco estava todo no meu estômago, sem ser digerido. Parecia um cogumelo. Eles passaram quase 24 horas retirando o coco do meu estômago. A dor era tanta. Parecia que eu tinha parido uma melancia”, contou.

Como isso pode acontecer?

Casos em que a “comida para no estômago” sem ser completamente digerida podem realmente acontecer. A gastroenterologista Mônica Viana, membro da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia, explica que situações assim podem acontecer em função da junção de dois fatores.

O primeiro deles é a presença de alguma alteração digestiva, como obstipação crônica (prisão de ventre), divertículos, gastrite, doença do refluxo gastroesfagico e intolerância alimentar – quando a pessoa tem intolerância ao glúten e come muito pão, por exemplo, ou consome muito chocolate e tem intolerância à lactose.

O segundo aspecto que contribui para que isso aconteça é o consumo de alimentos fermentativos, ou seja, que produzem muitos gases, como o repolho, a batata, o feijão, o grão-de-bico, a couve-flor, a uva e a carne vermelha. A médica ressalta, no entanto, que o coco não se enquadra nessa categoria de alimentos.

Tratamento

O tratamento para problemas assim tende a ser clínico, com uso de medicações pró-cineticas (que aceleram o transito intestinal), medicações que diminuem os gases e, por vezes, de laxantes.

Em casos específicos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para desobstruir o tubo digestivo. Esse é o caso de alimentos que causam inflamação dos divertículos, por exemplo.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply