Faça um chá calmante para combater o estresse

O estresse e a ansiedade podem afetar a mente e o corpo. Estão relacionados a alguns sentimentos negativos, como a insegurança, a angústia e o medo. Os sintomas do estresse podem ser bastante desagradáveis. Os casos mais severos devem ser tratados por um médico.

Propriedades das ervas ajudam a prevenir doenças

Contudo, no dia-a-dia, a ansiedade pode ser combatida com alguns chás. Capim-cidreira, maracujá e camomila podem ser usados em chás para relaxar.

Depois de um dia cansativo, o corpo pede repouso. Para ajudar a combater a tensão e o estresse, um chá calmante pode ser ideal. Algumas ervas, como a camomila e o capim-cidreira, e frutas como o maracujá são excelentes para diminuir o ritmo da mente.

Capim-cidreira, maracujá e camomila podem ser usados em chás para relaxar.

Depois de um dia cansativo, o corpo pede repouso. Para ajudar a combater a tensão e o estresse, um chá calmante pode ser ideal. Algumas ervas, como a camomila e o capim-cidreira, e frutas como o maracujá são excelentes para diminuir o ritmo da mente.

A camomila, por exemplo, tem propriedades terapêuticas que auxiliam no combate à ansiedade generalizada. Mas isso não é tudo. Saiba mais a seguir e aprenda algumas receitas de chá para relaxar.

Chá calmante ajuda na prevenção do câncer

Não é à toa que ervas utilizadas para o chá calmante relaxam e melhoram o corpo e a mente. A camomila não apenas tem efeito sobre os nervos, mas também é uma grande aliada na prevenção do câncer.

Cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram que a planta é rica em apigenina, um componente que para o crescimento de células cancerígenas. Consumindo o chá regularmente, o corpo fica mais protegido da doença.

Para prepará-lo, basta separar uma chaleira ou um bule e ferver cerca de 500 ml de água com a camomila, aproveitando as flores, as sementes e as folhas. Deixe fervendo por cinco minutos e desligue. Coe e espere esfriar antes de beber. Você pode consumir até três xícaras por dia, mas cuidado para não exagerar na dose.

infográfico chá calmante

Conheça outras receitas de chá calmante

Apesar de ser a receita mais tradicional de chá calmante, a infusão de camomila não é a única utilizada com a finalidade de diminuir o estresse. O maracujá, por exemplo, também tem essa função.

Os alcaloides e os flavonoides presentes na composição da fruta agem no sistema nervoso central e proporcionam uma sensação tranquilizante, analgésica e que relaxa os músculos. Assim, ele é considerado uma fruta que auxilia no combate à ansiedade, à depressão e a distúrbios de sono.

Ferva 500 ml de água juntamente com um punhado de folhas de maracujá. Para potencializar a ação relaxante, adicione algumas folhas de melissa ou de capim-cidreira. Deixe ferver por alguns minutos, desligue e espere esfriar antes de beber. Você pode colocar algumas colheres do suco natural da fruta para aumentar ainda mais o efeito.

Aliás, o capim-cidreira também é repleto de flavonoides, que ajudam a descansar o corpo e a mente. No entanto, esse chá calmante pode ser ainda mais potente, pois também ajuda quem tem problemas de gases ou no estômago. Ele ainda auxilia na redução do estresse e no combate à depressão e a sintomas comuns na TPM, como as cólicas e o nervosismo.

Outro benefício da erva é que ela tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Ela colabora contra a degeneração macular, protege o coração e pode evitar quadros de doenças no cérebro.

Para preparar a infusão, ferva aproximadamente 500 ml de água com algumas folhas de capim-cidreira. Depois de ferver, deixe borbulhar por cerca de cinco minutos. Coe e espere esfriar antes de servir.

Vimos em https://catracalivre.com.br

Falando sobre isso

Leave a Reply