Businesswoman Overwhelmed by Bills

Ficar muito tempo sentado faz mal até para quem se exercita

Estudos associam o tempo em que a pessoa fica sentada com a propensão a desenvolver doenças; medidas simples podem solucionar o problema

Não é nenhuma novidade que a vida sedentária faz mal à saúde. Porém, pesquisas científicas comprovaram que mesmo quem faz atividades físicas frequentes não está livre dos males causados pelas horas sem movimento.
Um estudo publicado este ano pela Universidade de Toronto, no Canadá, revela que ficar sentado muito tempo causa sérios danos à saúde e ao condicionamento físico, mesmo em quem pratica esportes ou exercícios com regularidade. Ficar sem se levantar por horas requer cuidados além da preocupação com a postura.
Os pesquisadores canadenses concluíram, por exemplo, que pessoas que passavam muito tempo sentadas, cerca de 2 a 3 horas ininterruptas por dia, mostraram 90% mais chances de manifestar diabetes, 18% mais chances de morrer de alguma doença no coração ou contrair câncer, e 24% mais chances de viver menos, quando comparadas a quem não fica tanto tempo sentado. E estes dados já são as médias de pessoas que fazem e não fazem exercícios físicos.
A margem de falha da pesquisa foi considerada pequena pelos pesquisadores e o dado mais surpreendente, até para quem conduziu o estudo, foi justamente o fato de que, mesmo quem faz exercícios físicos de 30 a 60 minutos por dia, quase não teve a margem percentual de problemas de saúde reduzida.
A conclusão da pesquisa foi que de nada adianta movimentar-se diariamente se sua rotina contempla um estado de repouso frequente e constante. O ideal é levantar e andar sempre que possível. E quando não for possível, tentar criar as situações para sair do repouso.

Pausas e movimentos

Como a única forma de evitar o mal causado pelo excesso de repouso é passar menos tempo sentado, levantar-se ou tentar fazer algumas das atividades profissionais em pé pode ser o caminho.

No trabalho, faça pausas de hora em hora e, quando possível, de meia em meia hora. Caso sua atividade não permita esses intervalos, tente ao menos ficar em pé de 5 a 10 minutos a cada hora. As pausas de hora em hora são saudáveis não somente para o corpo, mas também favorecem a concentração.
Quando for falar ao telefone, tente fazê-lo de pé. Procure trocar as reuniões entre duas pessoas por caminhadas, mesmo dentro da empresa. Conversar andando permite a quebra do tempo sentado e ainda aumenta a objetividade: o fato de estarem longe das mesas de trabalho dá uma sensação psicológica de que é preciso voltar logo ao posto, dizem especialistas.
Algumas empresas oferecem pausas de ginástica laboral, normalmente conduzidas por fisioterapeutas. Nunca deixe de participar, alegando excesso de trabalho. Essa pausa pode ser ainda mais produtiva. Caso não haja esse tipo de benefício em seu trabalho, faça alongamentos por conta própria em algum espaço da empresa.
Nos horários de lazer, procure maneiras alternativas de se movimentar. Mesmo quando o programa é cinema, tente ir a pé ou deixar o carro um pouco mais longe do destino. No shopping, use as escadas. Essas pequenas medidas são a fonte de grandes benefícios a longo prazo.
 Outras ótimas dicas

Se é daquelas pessoas que passa oito ou mais horas sentada em frente ao computador a ver a barriga e o traseiro a crescer a olhos vistos, não desanime. Existem várias formas simples de queimar algumas calorias extra no trabalho – nós indicamos-lhe sete… o resto é consigo.

  1. Coma de duas em duas horas. Já não devia de ser segredo nenhum que comer 5 ou 6 refeições diárias é mais benéfico do que limitar-se ao pequeno almoço, almoço e jantar. Isto porque a própria digestão é o mais energético de todos os processos do organismo, permitindo queimar mais calorias precisamente porque come várias vezes ao longo do dia. Experimente intercalar as principais refeições com lanches saudáveis para começar a perder peso sem qualquer esforço.
  2. A distância de um carro. Nos dias que correm, só não entramos com os carros para os nossos destinos porque não é permitido, mas a verdade é que quanto mais perto da porta melhor. Errado! Ponha a preguiça de lado e comece a estacionar o carro um pouco mais longe do escritório, a caminhada que fará queimará muitas calorias acumuladas (como as do almoço que acabou de ingerir) e, como não tem alternativa, este é um compromisso de exercício físico que terá de cumprir.
  3. Transporte alternativo. Se quiser ir ainda mais longe no que toca a queimar calorias, deixe o carro em casa e vá a pé ou de bicicleta para o trabalho – para além de ser uma acção mais amiga do ambiente, será igualmente amiga da sua silhueta. E não utilize a desculpa dos saltos para esquivar-se, pode ir de sapatilhas e depois trocar de sapatos mal chegue ao escritório.
  4. Bola de fitness. Se possível, troque a sua cadeira de escritório tradicional por uma bola de exercício gigante ou então opte por um modelo de cadeira com bola de exercício incorporada – esta ferramenta de fitness revolucionária é o melhor aliado para a sua postura, uma vez que mantém as costas móveis ao longo de todo o dia, em vez de estáticas e em posições desadequadas. Para além disso, pode ainda utilizá-la para descontrair, fazer alongamentos e abdominais, gozando de pausas destressantes onde ainda queima calorias! Colaboradores felizes, colaboradores produtivos… deve ser por isso que muitas empresas no mundo já optaram por este mobiliário de escritório original.
  5. Prefira as escadas. Subir escadas é uma das melhores formas de queimar calorias, seja em casa, seja no trabalho. Se o objetivo é queimar calorias extra, nada mais simples do que optar pelas escadas do prédio onde trabalha, em vez de esperar pelo elevador. Se o seu escritório fica no 12º andar, vá de elevador meio caminho e suba o restante pelas escadas. As suas pernas agradecem…
  6. Tenha um par de pesos na gaveta. Adquira um par de halteres de um ou dois quilos para ter no escritório e utilize-os para descontrair com pequenos exercícios que pode fazer com a porta do seu gabinete fechada. À hora do almoço, a meio da tarde ou antes de uma noitada trabalhe braços e pernas… são precisos escassos minutos para livrar-se de muitas calorias.
  7. Dê uma caminhada à hora do almoço. Resista à tentação de comer qualquer coisa sentado à secretária ou passar a hora do almoço no café e opte antes por dar uma boa caminhada, levando o almoço para o saborear num jardim . Cada passo que der aproxima-o de uma silhueta mais magra e tonificada.
Vimos em http://arevistadamulher.com.br

Falando sobre isso

Leave a Reply