Frutas que dão barriga: 9 que incham + soluções para consumí-las

Frutas são certamente saudáveis, mas algumas vezes pode-se sentir a barriga inchada mesmo depois de consumir alguns determinados tipos desse alimento. O problema é que elas têm um tipo de açúcar, a frutose, e um “álcool açucarado”, chamado de sorbitol – e esses dois nutrientes podem causar gases e inhaço. Além disso, as fibras podem ser difíceis de digerir.

Frutas que incham a barriga

O site da Women’s Health norte-americana fez uma lista com algumas dessas frutas que podem dar a sensação de inchaço depois de sua ingestão.

Maçã

As maçãs são ricas em antioxidantes, ótimos para combater o envelhecimento celular. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em digerir as altas quantidades de frutose presentes nesta fruta. Quando o organismo quebra as moléculas na digestão, esse processo pode causar gases. A solução é tentar comer porções menores da fruta, além de mastigar bem.

Pera

Elas têm pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar o colesterol e a dar saciedade. Mas a concentração de sorbitol, que é absorvido mais lentamente pelo intestino do que outros tipos de açúcar ao fermentar, é um fator que pode levar ao inchaço e até mesmo a cólicas abdominais. Fazer exercícios físicos é uma maneira de movimentar esses gases pelo corpo e melhorar a sensação de estar inchada.

Cereja, uva, manga e abacaxi

Assim como a maçã e a pera, essas frutas também são ricas em açúcar, que acaba não sendo totalmente absorvido no intestino delgado e passa para o intestino grosso, e isso causa a sensação de estufamento. O caminho, aqui, é também mastigar muito bem cada uma dessas frutas – os pedacinhos menores tornam a absorção dos nutrientes mais fácil. Limitar a ingestão de outros açúcares e carboidratos no dia em que você consumir essas frutas também é outra opção.

Damasco seco, uva passa e ameixa seca

Essas frutas podem ser ótimas para estimular o intestino e tornarem as idas ao banheiro mais frequentes. No entanto, as fibras são um alimento “queridinho” das bactérias presentes no cólon intestinal. Elas fermentam essas fibras que não foram digeridas e geram os gases. Quando for comer essas frutas, tente beber bastante água junto – isso ajuda o inchaço a passar mais rapidamente.

Vimos em http://www.bolsademulher.com

Falando sobre isso

One comment

  1. Edilene Ferreira de Brito Macedo

    Adooooro todas as dicas de saúde e beleza , pois me ajudem muito na minha meta de perder oito quilos até o natal, ja perdi seis quilos , estou na reta final , muito obrigado.

Leave a Reply