Gordura do bem: conheça alimentos que você deveria incluir no cardápio hoje mesmo

Quando falamos em dieta e alimentação saudável, raramente conseguimos incluir o termo “gordura” na mesma sentença, certo? Mas ao contrário do que muita gente imagina, a gordura não está somente naquele prato gorduroso e deve ser diferenciada entre boa e ruim, pois o organismo precisa dela para funcionar corretamente. Conheça das diferenças entre gorduras do bem e do mal e em quais alimentos apostar para um cardápio equilibrado:

O que é a gordura do bem?

A gordura boa, chama de insaturada, faz bem ao organismo quando consumida com moderação e pode até contribuir para o emagrecimento. Ela é dividida em monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a aumentar os níveis do bom colesterol, reduzem triglicérides e regulam a pressão arterial, afastando os problemas cardiovasculares.

A boa gordura é encontrada principalmente em produtos de origem vegetal e, apesar de saudável, também precisa ter seu consumo controlado para não causar prejuízos ao corpo: a indicação de especialista é ingestão de, no máximo, 45g por dia.

Onde encontrar gordura do bem?

É possível garantir grande variação no cardápio com alimentos ricos em gorduras boas. Para começar o dia, por exemplo, você pode apostar no abacate que, apesar de ser rico em calorias, evita a elevação dos níveis de colesterol no sangue, é boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem os tecidos do corpo e auxiliam na saúde.

Para lanchinhos entre as refeições, as oleaginosas podem fornecer a dose que você precisa de gorduras boas. Castanha de caju, amendoim, nozes, castanha do Pará e macadâmia são apenas alguns dos exemplos de alimentos do grupo que ajudam na perda de peso, garantem saciedade e ainda colaboram para a redução dos riscos de doenças do coração, além de combater alguns tipos de câncer.

Boa fonte de gorduras do bem, o tradicional azeite de oliva reduz o colesterol ruim das artérias e auxilia na deposição da gordura corporal. Estudos científicos indicam que consumir regularmente o alimento pode ainda ajudar a combater o envelhecimento e afastar riscos de doenças.

Você certamente já sabe que o salmão é rico em ômega 3, mas deve ficar ciente ainda que o peixe também possui grande quantidade de gorduras boas, promovendo diversos benefícios para a saúde e o processo de emagrecimento. Proteína magra e saudável, o alimento garante saciedade, fazendo com que você coma menos sem passar fome.

O que é gordura do mal?

Você AUMENTA suas chances de ter câncer se coloca essas 6 comidas no prato

A gordura chamada saturada é considerada uma das principais vilãs da saúde por aumentar os níveis de colesterol ruim, além de contribuir para o surgimento e agravamento de doenças cardiovasculares.

A chamada gordura do mal é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, além de leite e seus derivados, como manteiga, creme de leite, iogurte e queijos amarelos, por exemplo.

Como manter o peso e a saúde com uma alimentação inteligente:

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply