Granola de canela com abóbora é receita turbinada pela mistura de ingredientes-chave

Granola, canela e abóbora. Quem se dedica ao estudo de alimentos saudáveis e procura sempre opções de ingredientes que afastam doenças e ajudam a emagrecer já deve saber que este trio costuma ser citado em diversas preparações leves e que são aliados da dieta. O que dizer, então, de uma receita que reúne os três ingredientes-chave em uma mistura saborosa?

A sugestão é da nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, que cuida da alimentação de famosas como Fátima Bernardes, Fernanda Souza e Tania Khalill. Conheça o modo de preparo e os benefícios dos ingredientes abaixo:

Granola de canela com abóbora

  • 3 xícaras de aveia em flocos
  • 1 xícara de nozes picadas
  • ½ xícara de flocos de coco
  • ½ colher (de chá) de sal rosa
  • 1 ½ colher (de chá) de canela
  • ½ xícara de mel
  • ¼ xícara de açúcar de coco
  • ⅓ xícara de óleo de coco
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de purê de abóbora

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 325°C e unte uma assadeira grande com óleo de coco. Misture a aveia, nozes, coco, sal e canela. Em outro recipiente, misture o mel, açúcar mascavo, óleo, baunilha e o purê. Despeje a segunda mistura sobre a primeira e mexa bem. Espalhe numa assadeira em camada uniforme e leve ao forno por 15 minutos. Agite e continue cozinhando em intervalos de 10 a 15 minutos, sempre mexendo entre cada um até que a granola fique dourada. Deixe esfriar e consumam em até 2 semanas.

Benefícios da granola

Apesar de ter sim um alto valor calórico, a granola, quando consumida corretamente e com moderação, pode trazer uma série de benefícios para a saúde, evitando câncer, doenças intestinais e prevenindo contra o envelhecimento precoce. O ideal para aproveitar os benefícios da granola na dieta e conquistar perda de peso é consumir cerca de 20 gramas do alimento (uma colher e meia de sopa) ao dia, sempre adicionada a alimentos com baixo teor calórico. A granola ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, o que garante saciedade, e possui substâncias antioxidantes, que promove desintoxicação do organismo, aumentando o metabolismo e ajudando na queima de gorduras.

Benefícios da canela

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela é uma poderosa aliada no processo de emagrecimento. O alimento é excelente no combate da celulite, já que ajuda a diminuir a inflamação dos tecidos, e, por ser um poderoso termogênico, aumenta a temperatura do corpo facilitando a queima de gordura. Com aroma e sabor adocicado, a canela pode ser usada como substituta do açúcar em cafés, sucos e vitaminas.

Benefícios da abóbora

Pobre em calorias, a abóbora é boa fonte de vitamina A, niacina e sais minerais como cálcio e fósforo, que fortalecem ossos e dentes, defendem o organismo contra infecções. O alimento é de de fácil digestão, ajuda na recuperação de problemas no aparelho digestivo, e, por possuir grande quantidade de fibras, ainda promove a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

Bastante versátil, o alimento pode ser consumido em preparações salgadas e na elaboração de doces. E saiba que até mesmo a sobremesa típica de festas juninas pode ganhar uma versão light que não atrapalha a dieta.

vimos em:bolsademulher

 

Falando sobre isso

One comment

Leave a Reply