Grão que você jura ser totalmente saudável contém nutriente banido em muitas dietas

A confusão é grande: muita gente acredita que tirou o glúten da alimentação, mas continua comendo, sem saber, alimentos que contém esse tipo de proteína. Um grão em específico é o queridinho da dieta, mas contém boas quantidades do nutriente que pode ser prejudicial para alguns. Descubra a seguir qual é.

Grãos com glúten

O glúten do trigo tem nome próprio: chama-se gliadina. Além dele, o centeio e a cevada também carregam a proteína que pode causar alergia e intolerância. No entanto, outro grão, com fama de ser bom amigos da dieta, também possui o glúten, mas por motivos diferentes.

Aveia contém glúten

A aveia é um alimento perfeitamente saudável mesmo contendo glúten.

Além de ser deliciosa, ela já foi apontada como um superalimento capaz de dar saciedade, ajudar no emagrecimento, controlar o colesterol e aumentar a expectativa de vida. O que nem todo mundo sabe é que ela também pode conter glúten.

Isso acontece porque a aveia e o trigo são cultivados e processados juntos, ou seja, eles compartilham o mesmo maquinário para moagem e estocagem e às vezes até o mesmo solo. Isso determina que a aveia seja contaminada pelo trigo.

Aveia sem glúten existe?

Para quem quer consumir a versão 100% sem glúten, é preciso buscar exceções em lojas de produtos naturais e para dieta.

Glúten faz mal, afinal?

O glúten é prejudicial para as pessoas que têm doença celíaca. Nesse caso, o intestino tem uma reação inflamatória quando são ingeridos alimentos com glúten e, como, consequência, podem ocorrer diarreias, dores abdominais e, em situações mais graves, desnutrição e morte. Nos últimos anos, tornaram-se recorrentes casos de pessoas que apresentavam sintomas digestivos mais leves, como flatulência e dor abdominal, em consequência do consumo de alimentos com glúten. Atualmente, muitas pessoas sentem o benefício de uma dieta gluten-free, inclusive para emagrecer, mas a doença ainda não é cientificamente comprovada.

vimos em:bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply