Inspiração da personagem Bibi, de Juliana Paes, Fabiana Escobar é procurada por mulheres de bandidos

O sucesso de Bibi, interpretada por Juliana Paes na novela “A força do querer”, da Globo, tem refletido na vida de Fabiana Escobar, a Bibi Perigosa da vida real. Por 11 anos, ela foi casada com Saulo de Sá da Silva, o Barão do Pó da Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. E sua história, contada no livro “Perigosa”, foi uma das inspirações da trama escrita por Gloria Perez. Agora, a repercussão dos atos da personagem, que abandonou o curso de Direito para ajudar o marido Rubinho (Emilio Dantas), preso por envolvimento com o tráfico, transformou Fabiana num misto de confidente e conselheira de mulheres que têm um amor bandido. Ela conta ter mais de dez mil seguidores nas redes sociais, a maioria com os maridos atrás das grades.

— Elas se identificam bastante com a história. Não são apenas do Rio de Janeiro, mas de outras partes do Brasil. Muitas escrevem de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e do sul do país. Elas dizem: “Bibi, eu preciso conversar porque não dá para falar com quem está aqui do meu lado. Você já passou por isso e vai entender” — conta Fabiana, revelando algumas histórias com riqueza de detalhes: — Teve uma que me adicionou e contou que é advogada. O marido dela foi preso e ela está passando por aquela fase da rejeição de todo mundo. Disse que está até com dificuldade para trabalhar porque as pessoas estão olhando torto para ela. Teve uma outra que me disse estar confusa sobre o que fazer e pediu a minha opinião.

Por conta da vida que Saulo levava, Fabiana também não concluiu o curso de Serviço Social. Ao lado do amado, a verdadeira Bibi recorda que foi do céu ao inferno inúmeras vezes. Em tempos de fartura, chegou a alugar até um helicóptero para jogar flores para o companheiro. Já em tempos difíceis, acompanhou o marido numa desesperada fuga para fora do Rio, até ele ser preso numa praia do Rio Grande do Norte.

Trama da Globo é sucesso nos presídios

A Bibi que inspirou a personagem de Juliana Paes diz ter recebido relatos pela internet contando que a novela também é sucesso no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. E em cadeias de outros estados!

— A mulher do preso fala: “Meu marido está assistindo, ele quer saber o que vai acontecer, se isso é verdade, se aquilo é ficção’’. Respondo que eu não sei o que vai acontecer. Só Glória Perez sabe. Em Bangu, por exemplo, (Gericinó), a história está bombando. Todo mundo para e vai assistir. Os presos são noveleiros. Elas (mulheres de presos) me encontram no Facebook e chamam logo para o chat. Comigo, todas ficam à vontade — diz.

Fabiana teve dois filhos com Saulo, que continua preso em Gericinó. Ela se separou do marido após descobrir uma traição. A descoberta aconteceu durante uma fuga, quando Saulo confessou o envolvimento com outra mulher. Mesmo assim, Bibi ainda visitou o ex na cadeia por dois anos. Por conta da vida que levava — chegou até a exibir fotos com armas no extinto Orkut — foi investigada pela polícia várias vezes. Atualmente, não mora mais na Rocinha e já está em um novo relacionamento.

— Respondi processo, mas não fui presa. Moro com a minha mãe na Zona Norte do Rio, tenho um namorado e estou feliz vivendo desse jeito — afirma.

Fabiana também usou barriga falsa

Nos próximos capítulos de “A força do querer’’, Bibi vai usar uma barriga falsa para transportar dinheiro, a fim de financiar a fuga de Rubinho do presídio. Um episódio bem parecido aconteceu com Fabiana Escobar. Para ajudar um outro namorado na época da adolescência, que também estava preso, ela forjou uma gravidez e transportou cerca de R$ 83 mil.

Na ocasião, o dinheiro foi todo colocado dentro de um collant que ela vestia. O valor, no entanto, acabou sendo apreendido pela polícia. Mas não com ela!

— Era muito dinheiro e eu estava morrendo de medo. Tive de levar de um lugar para outro. Botei na roupa e fiquei com uma barriga falsa. Mas acabou que tudo isso foi perdido. A mulher recebeu e pegou a grana das outras mulheres, mas foi presa com o montante — recorda.

O que Juliana Paes quer saber sobre Bibi?

Convidamos Juliana Paes e, numa folga das gravações, a atriz fez suas perguntas à verdadeira Bibi Perigosa. Confira suas curiosidades e o que Fabiana tem a dizer.

Juliana Paes – Como é ser representada por outra pessoa? Consegue se distanciar ou se angustia ao reviver?

Fabiana Escobar – É emocionante demais poder ver tudo que aconteceu de outro ângulo. Me vejo o tempo todo na personagem. Quando ela está na tensão, parece que eu estou. Em algumas cenas eu choro junto com ela, em outras eu dou uma gargalhada. Não consigo me distanciar de imediato quando vejo os comentários, pois na verdade, apesar de estarem falando da personagem e da novela, sinto como se estivessem falando de mim e para mim. Mas logo eu controlo o impulso e levo na esportiva.

Juliana Paes – Você teve um Caio (Rodrigo Lombardi) na sua vida? Alguém que sempre esteve ali?

Fabiana Escobar – Não tive um amor presente. Eu já havia amado outro homem, mas ele morreu antes de tudo isso. Nessa história, só existia o amor pelo meu ex mesmo. Não existiu um Rodrigo Lombardi para mim, o que é uma pena! Quem dera!

Vimos em extra.globo.com

Falando sobre isso

Leave a Reply