Ioga para Emagrecer e Maior Autocontrole

Ao pensar sobre os exercícios físicos que podem auxiliar no emagrecimento surge à mente a corrida, natação, caminhada, porém ninguém pensa na ioga. Já há prova de que esta prática indiana que apareceu em torno de 5 mil anos atrás age em controlar a ansiedade, um fator prejudicial em dias corridos atuais. O VcBela apresenta os benefícios desta atividade saudável, que vão além do emagrecimento.

Emagrecimento com Ioga

Não são todos os benefícios da prática que foram estudados pelos médicos e cientistas, porém professores e adeptos destacam como exemplo, que o exercício é capaz de estimular o metabolismo e regularizar a produção dos hormônios. As posturas, asanas, realizam um tipo de massagem na tireóide, e o estímulo a tal glândula apresenta a tendência a gerar a perda de peso. E a queima de caloria não pode ser desconsiderada quando se fala de estilos de maior vigor.

É estimado que haja gasto calórico de 500 calorias em uma hora do power yoga, número parecido a uma aula de step mais exigente, para as adeptas avançadas.  E os estilos de maior suavidade, sendo exemplo hatha yoga, geram queima de 225 calorias, quantidade um pouco menor em comparação com caminhada no ritmo acelerado, com valor de 350 calorias.

Yoga Dance – Meditação em Movimento

Esta modalidade é ideal para quem aprecia dançar e a busca pela paz interior. Não há nada melhor para o relaxamento do que a aula de ioga. Os adeptos entendem o quanto a modalidade auxilia para restaurar a mente, equilibrar o corpo e ainda para aliviar sintomas de estresse. A yoga dance propõe a animação a mais para a atividade.

Como a denominação aponta, esta adaptação de ioga é a mistura do exercício tradicional, e ritmos e passos da dança. A atividade é combinação entre consciência do yoga, que junta mente e corpo por meio da respiração, e a liberdade da dança.

Yoga dance é um tipo de meditação ao movimentar-se. O ponto mais significativo é que o aluno seja capaz de observar o interior do próprio corpo e notar qual a sua dança particular, qual o próprio movimento de espontaneidade. Trata-se de dançar para si, no lugar da dança para o próximo, e não divagar sobre a perfeição do passo.

Há trabalho com a definição da mente presente em exercício, associada com movimentos de inspiração em Tai Chi Chuan e em dança africana, com preparo do corpo de modo espontâneo. Nas aulas são usados métodos de yoga tradicional junto aos da meditação, e postura e respiração. O foco é que pela conclusão, todos os adeptos soltem-se, com movimento realizado a sua forma.

Benefícios do Ioga

Ioga associa benefícios ao corpo e a qualidade de vida através das atividades anti-estresse, com reflexo de funcionamento adequado do organismo inteiro, atividade indicada pelo VcBela para esbanjar saúde e plenitude. De acordo com a filosofia, as atividades posturais se resumem aos métodos para integração da alma, mundo exterior de Universo. É método completo de desenvolvimento integral da pessoa, corpo, emoções, pensamentos, energia, e intuição.

Os benefícios da atividade são resultados da transformação toda espiritual e do funcionamento ideal de órgãos, adquiridos por movimentos realizados na aula e dos hábitos equilibrados como cuidado da mente, boa alimentação, hidratação e dormir bem.

O ioga oferece energia, e simultaneamente, o relaxamento. Após uma prática com atividades de respiração, a pessoa tem sensação de maior disposição, conquista mais força de vontade e determinação para execução das próprias tarefas da rotina. A atividade apresenta ainda redução de níveis de colesterol, melhora das complicações respiratórias, e controle da pressão arterial. De maneira física, o exercício pode fortalecer músculos, deixando-os ainda mais flexíveis.

O corpo passa a ser mais alongado e tonificado. Por meio de posturas de ioga, muitos órgãos internos e glândulas endócrinas têm trabalho, com melhora da própria saúde e resistência no geral. Várias posturas executam trabalho também da circulação sanguínea. Para as pessoas que passam por problemas de ansiedade, depressão e insônia, o ioga pode ter serventia como calmante. Um dos benefícios mais interessantes é a compreensão das próprias emoções. E combate a ansiedade, sintomas gerados por competitividade e cobrança da atualidade, e estresse.

São várias celebridades que já optaram por ioga como maneira de controle da respiração, alongamento, relaxamento, adquirir um corpo mais flexível, conquistar conforto e bem-estar pelas atividades, sendo exemplo Fernanda Torres, Carolina Dieckmann, Angelina Jolie, Britney Spears.

Através da concentração em cada passo feito, o foco é que se alcance o auge da meditação, portanto, a serenidade e plenitude de todas as regiões corporais e da mente. A ioga melhora a qualidade de vida, com promoção do bem-estar, paz interior e serenidade.

E oferece equilíbrio emocional, melhora de complicações da insônia e depressão, reduz dores nas costas, estimulação da circulação sanguínea, postura e fortalecimento muscular melhorados. A prática é responsável por energizar corpo e mente, fortalecimento do organismo com a saúde de foco principal, e não possui contra-indicações.

Conheça Alguns Tipos de Ioga

São apresentados 2 tipos de ioga pelo VcBela. O raja yoga, ioga real, de modo essencial, tem um foco meditativo. O texto de maior destaque acerca do tema é popular como Yoga Sutras de Patanjali, que apareceu por volta de 260 a.C. No texto são explicadas as fontes da aflição e sofrimento das pessoas, com sugestão de método da integração em oito passos, Ashtanga Yoga, para eliminação de aflições mentais que causam sofrimento.

Entre tais passos estão condutas íntimas e éticas, controle da respiração, dominar os sentidos, posturas para meditação, harmonia plena, meditação, e concentração. Mais um tipo de ioga é o karma yoga, ioga pela ação. A palavra Karma, com origem sânscrita, quer dizer ação. E a toda ação existe um resultado.

O karma iogue é o que direciona sua prática em cumprir os deveres da vida, a educação dos filhos, trabalho, amor do parceiro, cumprimento de deveres no dia a dia, com devoção completa e compromisso, porém sem espera de nada de volta pela própria ação. A ação sem expectativa por frutos do ato é uma forma de se comportar com maestria completa e qualquer indivíduo pode fazer cultivo desta ação salutar no próprio cotidiano. Trata-se de karma yoga.

Falando sobre isso

Leave a Reply