Jorge Fernando é internado com pancreatite: entenda o que é a doença

O diretor e ator da TV Globo Jorge Fernando está internado desde terça-feira (4) em um hospital do Rio de Janeiro com um quadro de pancreatite, uma inflamação do pâncreas. A situação do diretor é estável e ele permanece em observação, segundo informou o boletim do Hospital Samaritano (veja nota completa no final da matéria).

Entenda mais sobre os sintomas e o tratamento da pancreatite abaixo.

Jorge Fernando tem pancreatite

O diretor e ator Jorge Fernando está com pancreatite, uma inflamação do pâncreas (como mostra a imagem acima) que, em condições agudas, causa dor abdominal. Por isso, vale o alerta: este tipo é uma das dores que não devem ser ignoradas, já que são facilmente confundida com outras situações menos graves.

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a pancreatite se apresenta de forma aguda ou crônica. Não há, entretanto, informações sobre a gravidade da inflamação no caso do diretor.

Pancreatite aguda

A pancreatite aguda, segundo a Federação, pode ser causada por pedras na vesícula. Apesar de ser associada ao consumo frequente de álcool, a entidade explica que esta causa é discutível.
Ela se manifesta por meio de dor na parte superior do abdômen, que pode durar poucos dias. Esta dor pode se acentuar ou irradiar para outras partes do corpo e ainda ir e voltar ao longo dos dias. O paciente também pode sentir mais dor ao ingerir alguns alimentos específicos.

Além da dor abdominal, quem sofre com este tipo de pancreatite tem os seguintes sintomas:

  • Abdômen distendido e sensível
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Febre
  • Pulso rápido

Se ocorrer hemorragia no pâncreas, a pessoa pode ser levada à morte.

Pancreatite crônica

Este tipo de inflamação acontece quando as enzimas digestivas atacam o pâncreas e tecidos vizinhos e é mais comumente relacionado ao alcoolismo. A Federação ressalta, entretanto, que os pacientes podem ter por hereditariedade, por estreitamento do ducto pancreático e por causas desconhecidas.

A dor abdominal e outros sintomas da pancreatite aguda se repetem no quadro de pancreatite crônica. Veja:

  • Irradiação da dor para as costas
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Perda de peso (o corpo não secreta enzimas pancreáticas suficientes para fazer a digestão dos alimentos)
  • Fezes gordurosas

Tratamento

O tratamento para pancreatite aguda busca aliviar a dor e prevenir complicações de novos ataques da inflamação. O paciente permanece internado para receber reposição de líquidos, em casos sem gravidade.

Já a pancreatite crônica requer mudanças na alimentação, prescrição de enzimas pancreáticas por um médico especialista e, em alguns casos, cirurgia para drenagem do ducto pancreático alargado ou remoção de parte do pâncreas.

Estado de saúde de Jorge Fernando

“O Hospital Samaritano (Botafogo) informa que o ator e diretor Jorge Fernando deu entrada na instituição ontem (4/10), com queixa de dor abdominal. Após avaliação clínica e realização de exames, foi diagnosticada uma inflamação no pâncreas. O paciente permanece internado em observação, com quadro de saúde estável”.

É o que diz a integra do boletim médico divulgado pelo Hospital Samaritano.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply