Lado negro dos contos de fadas: conheça as verdadeiras histórias por trás dos clássicos

Se desde pequena você é apaixonada por histórias de princesas e fábulas infantis que ganham fama e exposição através de desenhos produzidos pela Disney talvez não saiba que grande parte delas são baseadas em escritos antigos e bem mais obscuros do que poderia imaginar. Conheça as verdadeiras histórias por trás dos clássicos e se surpreenda com o lado negro dos contos de fadas:

Cinderela

A busca pelo sapatinho de cristal tem contornos bastante sádicos. Na história original, criada pelos irmãos Grimm, as irmãs malvadas da personagem principal mutilam os pés para vestirem o famoso calçado, mas acabam rejeitadas quando o príncipe percebe sangue no sapato. Além disso, as duas têm os olhos arrancados por pássaros no final da história e a madrasta é morta pela própria Cinderela, que quebra o pescoço da vilã com a tampa de um baú.

A Bela Adormecida

O príncipe da história original nada tem a ver com a versão produzida pela Disney. No conto de Giambattista Basile, Aurora, em seu profundo sono, é estuprada pelo rapaz, que vai embora deixando a princesa grávida. A personagem só despertaria após o nascimento de seus bebês que, famintos, sugam o sangue do dedo da mãe, retirando o feitiço.

Branca de Neve e os Sete Anões

Ao contrário da versão Disney, a princesa não desperta do feitiço com um beijo, mas sim depois de ter o pedaço de maçã envenenada arrancado de sua garganta quando o príncipe derruba seu caixão. Acordada e casada com o rapaz, força a bruxa má a usar sapatos em chamas e dançar até morrer.

A Pequena Sereia

Diferentemente do desenho da Disney, em vez de oferecer sua voz à vilã, ela tem a língua cortada e, ao ganhar pernas, sente dores terríveis, como se tivesse pisando em cacos de vidro. Na história original, o príncipe se casa com outra e, para voltar ao mar, deveria matar o rapaz e ter o sangue dele derramado em seus pés. Como ela não consegue cometer o ato, se joga na água e vira espuma.

A Bela e a Fera

Assim como na história de Cinderela, a Bela originalmente tem duas irmãs malvadas que pretendem manter a jovem longe da Fera, então apaixonada, até que ela se irrite com a distância e devore a amada.

João e Maria

Os irmãos, que na história original se chamam Hansel e Gretel, são abandonados pela mãe na floresta para morrerem de fome, já que, pobre, não consegue sustentar os filhos. Depois de sobreviverem à bruxa, retornam para a casa e encontram os pais mortos de fome.

Pinóquio

Na história original de Carlo Collodi, o personagem foge de casa assim que aprende a falar e mata o próprio amigo grilo falante com uma martelada na tentativa de ignorar os bons conselhos do inseto. Depois de escapar de um enforcamento, foge e fica sabendo que Gepeto foi engolido por um tubarão.

Rapunzel

Na história original, a personagem fica grávida logo nos primeiros encontros com o príncipe e, ao ter a barriga descoberta pela feiticeira, tem suas tranças cortadas. Ao ver os cabelos de Rapunzel pelo chão, o príncipe imagina que ela está morta, se joga da torre e fica cego ao ter os olhos perfurados por espinhos. Depois de dar à luz gêmeos, a jovem consegue fazer o amado voltar a enxergar através de suas lágrimas.

Falando sobre isso

Leave a Reply