Lavar calça jeans com sal evita que peça desbote. Saiba como fazer isso

Aprendemos tantas receitas caseiras do “tempo da vovó” para aplicar nas tarefas domésticas que fica difícil saber o que realmente funciona, o que é dispensável e o que pode até ser prejudicial. Uma delas é a ideia de que adicionar sal de cozinha na lavagem de roupas escuras ajuda a “segurar” a cor do tecido, evitando que ela desbote.

Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, o truque realmente funciona. “Calças jeans, especialmente as que não têm lavagem, e roupas escuras, mesmo com lavagem, soltam muita tinta. O sal ajuda a segurar a cor por mais tempo”, afirma, contando que fez um experimento com as próprias roupas para provar a teoria. “Uma calça que era cor petróleo e foi lavada sem sal acabou ficando azulada. Depois de 4 a 6 meses, a peça fica com cara de gasta”, conta.

Quanto sal devo colocar na lavagem?

Para uma máquina de 6 kg, use 3 colheres bem cheias de sal

Para uma máquina de 6 kg cheia, Ingrid indica adicionar 3 colheres de sopa bem cheias de sal. “Pode encher bem a colher, sem medo”, ensina.

Vinagre para lavar roupa escura

O vinagre de vinho branco funciona igualmente bem para segurar a cor de roupas escuras, evitando o desbotamento rápido. Além disso, o produto é um bom desodorante, que age matando bactérias que causam mau-cheiro nas roupas, especialmente de suor.

Em uma máquina de 6 kg cheia, adicione 200 ml de vinagre de vinho branco.

 

Vimos em: Familipaulafernandes

Esse conteúdo é de sua autoria? nos informe.

Falando sobre isso

Leave a Reply