Lentes de contato: erros mais comuns

Lentes de contato são excelente pedida para quem precisa de óculos e não usa por pura vaidade ou simplesmente quer brincar de mudar a cor dos olhos por algumas horas, nesse caso, investindo nas versões coloridas. Seja qual for o seu caso, é essencial usar o produto da maneira correta para evitar infecção, inflamação, úlcera e até perfuração da córnea. Infelizmente, muita gente desconhece esses riscos e acaba cometendo uma série de erros, como estes listados pelo oftalmologista e cirurgião ocular Richard Yudi Hida, de São Paulo:
– Descuidar da higiene. Para evitar prejuízos aos seus olhos, é essencial lavar as mãos, redobrando a atenção com a ponta dos dedos, que é um dos locais mais sujos, antes de manusear as lentes e usar produtos específicos para a limpeza delas e do estojo.
Colocar e tirar a maquiagem usando lente de contato. Principalmente quem tem menos habilidade deve primeiro colocar as lentes de contato para só então começar a se maquiar. O acessório deve ser retirado sempre antes de aplicar o demaquilante e também antes do banho. Caso contrário, há o risco de perder a lente e até de machucar os seus olhos.
Não verificar a validade indicada pelo fabricante. Jamais use produtos vencidos, para não prejudicar a saúde da sua visão.
– Dormir com as lentes ou nunca trocá-las pelos óculos, pelo menos de vez em quando. Mesmo que o produto seja criado para ser usado por tempo prolongado, é essencial tirá-lo para que os olhos “descansem” um pouco, especialmente durante o sono. Vale lembrar que não é recomendado dormir de maneira alguma com as lentes, pois há um risco altíssimo de perda permanente da visão!
Nadar com as lentes. Seja na piscina ou no mar, é indicado utilizar lentes de contato de descarte rápido (de uma semana ou um dia), pois resíduos e produtos presentes nesses ambientes são extremamente irritativos para os olhos – isso porque eles danificam a superfície da lente, causando desconforto e até infecção.
Esquecer de usar o lubrificante de contato recomendado pelo médico. Ele é essencial para lubrificar os olhos, que ressecam com o uso das lentes. Pergunte para o seu médico qual o colírio mais recomendado para o seu caso.
Usar lentes danificadas. Se elas estiverem rasgadas ou danificadas, devem ser descartadas imediatamente para não prejudicar a visão e a saúde dos seus olhos.
– Continuar com as lentes mesmo com os olhos dando sinais de que algo está errado.Diante de vermelhidão, coceira, irritação ou qualquer sintoma diferente, suspenda imediatamente o uso e procure um oftalmologista o quanto antes.

Falando sobre isso

Leave a Reply